Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Indústria

Rio Grande do Sul é o Estado com mais demissões no setor calçadista do Brasil

Conforme pesquisa realizada com associados da Abicalçados, cerca de 4,7 mil profissionais já foram desligados nas fábricas gaúchas

Por Nicolle Frapiccini
Publicado em: 17.04.2020 às 17:43 Última atualização: 17.04.2020 às 18:10

A cada semana, o levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) mostra que as demissões nas fábricas do País estão crescendo em função da crise causada pela pandemia da Covid-19. Somente nas fábricas gaúchas, os desligamentos, conforme a última atualização semanal da pesquisa realizada pela entidade com seus associados, cresceram de 3 mil para 4,7 mil. Com esses números, o Rio Grande do Sul é o Estado verde-amarelo com a maior quantidade de demissões desde o início dos monitoramentos e da criação do comitê de crise da entidade, no final de março deste ano.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

Atrás do Estado que lidera o ranking com 4.784 desligamentos, as fábricas paulistas já demitiram 3.070 profissionais. Em terceiro lugar, aparece Minas Gerais com 2.964 demissões. Se até o início da semana, a entidade tinha 15 mil demissões na pesquisa feita com os associados de todo o Brasil, esse número, agora, subiu para 17 mil. 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, pontua que o desemprego é a face mais cruel da crise que estamos vivendo. "Recentemente, atualizamos uma estimativa de queda para o primeiro semestre que deve variar entre 25 e 30%. Enquanto o varejo não voltar a vender, a situação é essa. Sem novos pedidos não se tem a razão de produzir", afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.