Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Avanço da pandemia

Frigoríficos e lares de idosos lideram surtos de coronavírus em locais fechados no Estado

Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Rio Grande do Sul tem 30 surtos, com mais de 26 mil pessoas expostas ao vírus

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 14.05.2020 às 10:08 Última atualização: 14.05.2020 às 14:36

Prefeitura de Garibaldi fez fiscalização em frigoríficos onde há surtos de coronavírus na cidade Foto: Divulgação / Prefeitura de Garibaldi
O Rio Grande do Sul tem ao menos 30 surtos do novo coronavírus em locais fechados. O número, na semana passada, era de 19, conforme levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (13). 

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre a pandemia

Até o momento, um surto foi encerrado e 29 permanecem em investigação. Os casos estão distribuídos em 18 municípios gaúchos, nenhum deles na região. Mas moradores de São Leopoldo e São Sebastião do Caí, funcionários do frigorífico Nicolini, em Garibaldi, foram contaminados após surto no local. 

Segundo o CEVS, os casos estão distribuídos em 21 indústrias (frigoríficos, laticínios, entre outras), sete Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e um em casa-lar. Devido aos surtos, mais de 26 mil pessoas foram expostas ao coronavírus, 525 tiveram confirmação para Covid-19 e nove morreram. 

Surtos em lares de idosos

Entre os oito surtos notificados em ILPI e casa lar de idosos, o total de expostos (entre trabalhadores e residentes) foi de 364 pessoas – 98 tiveram o diagnóstico confirmado para Covid-19 e sete morreram, todos idosos residentes das instituições.


Indústrias (frigoríficos, laticínios, entre outras)

Foram notificados 21 surtos, os quais somaram um total de 25.822 trabalhadores expostos, sendo que 2.669 destes apresentaram sintomas de síndrome gripal. Os casos confirmados de trabalhadores diagnosticados para Covid-19, até o momento, somam 427, sendo que dois evoluíram para óbito. Foram registrados ainda outros 9 óbitos de casos secundários.

Quatro frigoríficos (Garibaldi, Lajeado e Passo Fundo) encontram-se com interdição total das atividades.

Surtos em lares de idosos

Entre os oito surtos notificados em ILPI e casa lar de idosos, o total de expostos (entre trabalhadores e residentes) foi de 364 pessoas - 98 tiveram o diagnóstico confirmado para Covid-19 e sete morreram, todos idosos residentes das instituições.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.