Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Pandemia

Ônibus intermunicipais operam com linhas reduzidas e não projetam aumento de horários

Modelo de distanciamento controlado estabelecido pelo Estado prevê 75% dos assentos ocupados nesses coletivos

Por Bruna Mattana
Publicado em: 16.05.2020 às 12:33 Última atualização: 24.05.2020 às 17:04

Linha de ônibus de Estância Velha Foto: Tiago Moraes//Tiago Moraes/ Especial
Quem precisa se deslocar de um município para outro enfrenta dificuldades com a redução nos horários do transporte coletivo, devido à pandemia do novo coronavírus. Com o modelo de distanciamento controlado estabelecido pelo Estado, as linhas intermunicipais podem operar com 75% dos assentos ocupados, sendo que só pode haver compartilhamento de poltronas entre coabitantes, ou seja, de pessoas que convivem no mesmo ambiente, como pais e filhos, por exemplo.

As linhas municipais e metropolitanas podem operar com 60% da capacidade.

A viação Montenegro, por exemplo, está atendendo somente os municípios de Montenegro e São Leopoldo, com horários reduzidos. O gerente da filial de Estância Velha da empresa de transporte, Alcides da Silva, destaca que, desde que começou a pandemia, houve redução significativa de passageiros. "Estamos operando com linhas até Novo Hamburgo nos horários de pico, ou seja, das 6 às 8 horas, e entre 17 e 19 horas. Também temos uma linha de Novo Hamburgo para Estância Velha às 20 horas e incluímos outra saindo de Estância às 11 horas, com regresso às 12h30."

A empresa Socaltur, que atende os municípios de Ivoti, Lindolfo Collor, São José do Hortêncio e Presidente Lucena, com linhas até Novo Hamburgo e São Leopoldo, informou que está trabalhando em escala de domingo, com horários reduzidos. "Como a perda de passageiros foi grande no começo da pandemia optamos em colocar somente ônibus em horários de pico. No dia 11 de maio aumentamos alguns horários no começo da manhã, meio-dia e fim de tarde, porém ainda não está normalizada a demanda de passageiros", informou a empresa, em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.