Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Distanciamento controlado

Região da Serra, como Gramado e Canela, passa a adotar a bandeira vermelha

Governo gaúcho atualizou no final da tarde deste sábado as bandeiras para a próxima semana do modelo de distanciamento controlado

Publicado em: 13.06.2020 às 18:35 Última atualização: 13.06.2020 às 19:12

Municípios da Serra Gaúcha como Gramado, Canela e Nova Petrópolis, que integram as regiões de Caxias do Sul, passam a adotar a bandeira vermelha na próxima segunda-feira (15). Com um atraso de aproximadamente 30 minutos, a sexta atualização da sistemática gaúcha, que estabelece protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos do Estado conforme um sistema de bandeiras, foi anunciada pelo Palácio Piratini no início da noite deste sábado (13). A região de Novo Hamburgo segue com a bandeira laranja. E a liderada por Taquara, segue com a bandeira amarela.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

As regiões de Caxias do Sul registraram uma das quatro situações de de bandeira vermelha nos cálculos do modelo. Com isso, as regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana passaram de bandeira laranja para vermelha nesta sexta rodada do modelo, divulgada neste sábado (13/6) e que entra em vigor na próxima segunda-feira (15/6), com validade até o dia 21 de junho – com exceção das regiões em bandeira vermelha, que permanecem com essa classificação pelas próximas duas semanas.

As mudanças decorrem de dois fatores: a contínua piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde e a revisão dos indicadores e dos pontos de corte realizada pelo Estado, que tornou o modelo mais sensível à evolução da doença e mais restritivo às situações mais críticas da pandemia.

Além disso, a região de Bagé passou de bandeira amarela para laranja, e a região de Santa Cruz do Sul obteve melhora nos indicadores, indo de bandeira laranja para amarela. As demais regiões não tiveram alteração na classificação final, sendo que as regiões de Taquara, Pelotas e Cachoeira do Sul permanecem em bandeira amarela.

Cidades que integram a região liderada por Caxias do Sul

Alto Feliz
Antônio Prado
Bento Gonçalves
Boa Vista do Sul
Bom Jesus
Bom Princípio
Campestre da Serra
Canela
Carlos Barbosa
Caxias do Sul
Coronel Pilar
Cotiporã
Esmeralda
Fagundes Varela
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Guabiju
Guaporé
Ipê
Jaquirana
Linha Nova
Monte Alegre dos Campos
Monte Belo do Sul
Muitos Capões
Nova Araçá
Nova Bassano
Nova Pádua
Nova Petrópolis
Nova Prata
Nova Roma do Sul
Paraí
Picada Café
Pinhal da Serra
Pinto Bandeira
Protásio Alves
Santa
Tereza
São Jorge
São José dos Ausentes
São Marcos
São Vendelino
União da Serra
Vacaria
Vale Real
Veranópolis
Vila Flores
Vista Alegre do Prata

Bandeiras vermelhas

A partir da revisão de indicadores e de gatilhos de segurança apresentada na quinta-feira (11/6), as regiões que atingiram a bandeira vermelha precisarão de duas semanas consecutivas em bandeiras menos elevadas – amarela ou laranja – para efetivamente obterem a redução.O objetivo deste gatilho de segurança é o de assegurar e caracterizar a efetiva melhora nas condições de uma região. Assim, as quatro regiões do Estado que atingiram a bandeira final vermelha deverão cumprir na íntegra essa regra para efetivamente retornarem a bandeiras amarela ou laranja.

Assista o pronunciamento do governador Eduardo Leite


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.