Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Após reunião

Realização de feiras no Estado deve ter 1,7 mil pessoas ao dia

Extraoficialmente, mudança nos protocolos já foi confirmada para profissionais e políticos da região

Por Nicolle Frapiccini
Publicado em: 29.09.2020 às 07:05 Última atualização: 29.09.2020 às 08:20

Com algumas alterações em relação à proposta original enviada na semana passada por comitiva do setor calçadista, o governo gaúcho teria aceitado mudar as regras e protocolos elaborados para a retomada de eventos corporativos no Estado. Extraoficialmente, a confirmação foi dada no início da tarde de segunda-feira, dia 28, para profissionais e políticos da região. A assessoria do Palácio Piratini informou no fim da noite de segunda que nesta terça-feira, dia 29, deve haver novidades sobre o assunto, possivelmente durante a manhã.

Inicialmente, a proposta enviada na semana passada sugeria que o teto de ocupação delimitado pelo governo como de 300 pessoas ao mesmo tempo fosse trocado por um percentual de 40% da capacidade máxima de pessoas previstas no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do local do evento. Entretanto, após novas conversas entre as partes, ajustes foram feitos e enviados ainda no final da semana passada.

No novo documento, a sugestão é de que 1,7 mil pessoas circulem por dia em feiras profissionais. Dentro dessa estimativa, estão contabilizados não só os profissionais do staff do evento, como também os expositores e visitantes.

A sinalização positiva recebida ontem é vista como importante para que seja viável a realização de feiras profissionais em solo gaúcho. O deputado estadual Dalciso de Oliveira, que integrou a comitiva na semana passada, comenta a questão. "Se não é o melhor cenário para o setor, é um que possa ser trabalhado", afirma.

Críticas

O teto de ocupação de 300 pessoas ao mesmo tempo foi muito criticado por promotoras e profissionais de diversos segmentos. Na avaliação de todos, ele inviabiliza a realização das grandes feiras que tradicionalmente ocorrem no Estado. O próprio presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, lembra que se a mostra tem 300 expositores ela, nas condições atuais, já está impossibilitada de ocorrer.

1,7 mil pessoas ao mesmo tempo é o plano traçado para feiras profissionais

A partir das sugestões entregues na semana passada e de conversas sobre o assunto, liberação teria sido dada ontem.

 

Horário e intervalo

Para a execução da proposta, os horários das feiras seriam ampliados. Além disso, há a projeção de uma hora de intervalo entre os turnos para higienização.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual