Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Ensino na pandemia

Apenas 74 escolas estaduais receberam alunos no primeiro dia de aulas presenciais

Maioria das escolas ainda aguarda Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e contratações para retomada

Por Bruna Mattana
Publicado em: 21.10.2020 às 03:00 Última atualização: 21.10.2020 às 13:21

Colégio Estadual Vila Becker está com expediente interno Foto: Bruna Mattana/GES-Especial
Apesar da expectativa de que cerca de 300 escolas estaduais retornariam com as atividades presenciais ontem no Estado, segundo o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, até as 13h25 desta terça-feira (20), apenas 74 instituições receberam alunos. A maioria das escolas ainda aguarda Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e contratações para retomada. No entanto, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as prefeituras têm autonomia para decidir se retomam as aulas ou não. No Colégio Estadual Vila Becker, de Novo Hamburgo, a diretora, Bernadete Fasolo, diz que recebeu somente as máscaras e que a escola está aberta, mas em regime de plantão. "Compramos produtos de higiene, máscara e álcool gel com verba de autonomia financeira."

Segundo Karam, o governo está fazendo a entrega de 30 mil itens. "São 12 produtos para entregar em cada uma das escolas. Como são fornecedores diferentes, algumas já receberam alguns produtos e outras não, e há escolas que não receberam nada. O retorno só deve acontecer quando as instituições de ensino tiveram todas as condições sanitárias. Sobre profissionais para higienização, as escolas devem solicitar diretamente às suas coordenadorias regionais."

O Estado tem 1.108 instituições de ensino médio e técnico. "Desde o dia 5 as escolas deveriam estar em regime de plantão. Em muitas delas, chega o transporte com a entrega dos EPIs, mas não tem ninguém para recebê-los", argumenta Karam.

Liberato voltou

Como se trata de uma fundação pública de direito privado, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, iniciou as aulas ontem, pois adquiriu EPIs com recursos próprios. A instituição retomou somente com aulas práticas à noite todos os dias para determinados cursos e pela manhã uma turma na quinta e outra na sexta-feira.

Regras para cumprir presencialmente

As escolas poderão receber presencialmente no máximo 50% dos estudantes por dia, respeitando as regras de distanciamento social, uso de EPIs e seguindo orientações de higienização pessoal. Os alunos terão aulas presenciais em revezamento com a divisão da turma, respeitando as bandeiras amarela e laranja do modelo de distanciamento controlado. A distância mínima entre estudantes, professores e servidores é de 1,5 metro com máscara e 2 metros sem máscara. A orientação é demarcar o piso dos espaços físicos.

No dia 28 de outubro está prevista a volta presencial para os anos finais do ensino fundamental e, no dia 12 de novembro, para os anos iniciais do fundamental.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual