Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Saúde

Conselho Regional de Medicina Veterinária alerta sobre o vírus da febre amarela no RS

Conselho ressaltou mais uma vez que os macacos não transmitem a febre amarela e devem ser protegidos

Publicado em: 15.03.2021 às 16:35 Última atualização: 15.03.2021 às 16:40

Aedes aegypti também é um dos mosquitos transmissores da febre amarela Foto: AFP/Divulgação
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) recebeu na última semana um alerta do Centro Estadual de Vigilância Saúde (CEVS) sobre novas detecções do vírus da febre amarela no Estado, em cidades como Lagoa Vermelha, Esmeralda e André da Rocha.

O Conselho ressaltou mais uma vez que os macacos não transmitem a febre amarela e devem ser protegidos, pois são eles que nos alertam da doença. Em caso de óbito ou suspeita, os animais não devem ser removidos do local. Outro ponto importante, é a vacinação, já que a febre amarela é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos.

Para auxiliar os profissionais nesses casos, há o Manual de Vigilância de Epizootias em Primatas Não-Humanos, do Ministério da Saúde, disponível na internet (clique aqui) e a Ficha de Notificação de Epizootias

Em caso de suspeita ou caso confirmado, a comunidade pode comunicar, preferencialmente, as secretarias municipais de saúde ou o CEVS, no telefone 150.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.