Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Liminar suspensa

Justiça libera retorno da Cogestão durante a bandeira preta

Com a decisão publicada na tarde deste domingo, flexibilizações passam a ser permitidas no Estado a partir desta segunda-feira

Publicado em: 21.03.2021 às 14:52 Última atualização: 21.03.2021 às 15:08

O Tribunal de Justiça do Estado aceitou na tarde deste domingo (21) o recurso do Executivo contra a liminar que suspendia o retorno da cogestão no Modelo de Distanciamento Controlado. A ação, pedindo a suspensão da cogestão e das flexibilizações foi ajuizada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e mais oito entidades. A decisão de suspender a cogestão tinha sido tomada pelo juiz Eugênio Couto Terra, da 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, nesta sexta-feira (19).

Na decisão que derrubou a liminar, o desembargador Marco Aurélio Heinz diz que "o sistema de gestão compartilhada entre o Estado-membro e os Municípios não encerra em si qualquer ilegalidade a ser impedida pelo Poder Judiciário, bem como, não é possível obrigar o Sr. Governador a não flexibilizar o sistema de Distanciamento Controlado, muito menos compelir o Chefe do Executivo a aumentar as restrições do regime de Bandeira Preta como quer a respeitável decisão liminar, com os elementos probatórios até então coligidos aos autos".

Em sua conclusão o desembargador ainda destaca que não há elementos para impedir o chefe do Executivo de tomar decisões no combate à pandemia. "Neste contexto, não vislumbro em sede de cognição sumária, plausibilidade do direito invocado pelos sindicatos autores para impedir o Sr. Governador do Estado tomar medidas que entende necessárias para o combate da pandemia de Covid-19", completa. 

A Procuradoria-Geral do Estado apresentou o recurso junto ao Tribunal de Justiça na noite deste sábado (20), buscando a suspensão da liminar. Com a decisão favorável o Estado deve anunciar a volta da cogestão a partir desta segunda-feira (22).




Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.