Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Pandemia

Cuidados com os pets: saiba como proteger o seu bichinho da Covid

Rio Grande do Sul notificou em março o primeiro caso de SARS-CoV-2 entre animais no estado. Virologista e professor da Feevale esclarece dúvidas sobre o tema

Por Joyce Heurich
Publicado em: 23.03.2021 às 15:12 Última atualização: 23.03.2021 às 16:54

Animais podem ser infectados pelo novo coronavírus Foto: João Paulo de Oliveira/Divulgação

A confirmação de Covid-19 na gata de uma família de Caxias do Sul, na serra gaúcha, neste mês, acendeu um alerta para os cuidados com os pets em meio à pandemia. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), esse foi o primeiro caso notificado no Estado de animal contaminado pelo SARS-CoV-2. A gata, que começou a apresentar sintomas cinco dias após os tutores testarem positivo para a doença, acabou falecendo.

Com base nas informações disponíveis até o momento, especialistas afirmam que os pets não transmitem a doença a humanos, portanto, não há risco nesse sentido. Humanos é que podem transmitir o novo coronavírus a animais.

Ainda assim, casos como esse são raros. É o que garante o virologista e coordenador do curso de Veterinária da Universidade Feevale, Fernando Spilki. Em entrevista ao Jornal NH, ele esclareu dúvidas, falou sobre os sintomas e os principais cuidados que se deve ter em casa com relação aos bichinhos.

Leia outras notícias sobre o coronavírus

Cães e gatos podem transmitir coronavírus para as pessoas?

Spilki: “Eles não transmitem a doença. Onde a gente já viu transmissão de animais para humanos foi no caso dos visons, na Europa, que inclusive precisaram ser sacrificados. Em cães e gatos, nunca se viu isso. Até hoje, não tem nenhuma notícia de transmissão do vírus para humanos."

Animais podem transmitir a doença para outros animais?

Spilki: “Entre eles, sim. Já foi vista a transmissão entre gatos, já aconteceu em outros países, inclusive em animais de casa. Já aconteceu também entre felinos, os tigres no zoológico de Nova Iorque, por exemplo. No caso de Caxias, tinham outros animais convivendo com a gata, mas eles não foram contaminados."

Que tipo de cuidados devem ser tomados em relação aos pets?

Spilki: “Os cuidados são os mesmos que a gente tem que ter quando a gente tem alguém na família que testou positivo, são os mesmos cuidados em relação a outros humanos: evitar ficar no mesmo cômodo, ficar isolado em algum lugar da casa, uso da máscara por parte dos humanos, ambientes ventilados… A mesma coisa é com os animais. Deve-se evitar ao máximo o contato com o animal."

Quais os sintomas mais comuns entre animais com a Covid-19?

Spilki: "Os sintomas são parecidos com os dos humanos, são sintomas respiratórios e diarreia, principalmente."

Acho que meu pet está com Covid, o que devo fazer?

Spilki: “Se a pessoa com Covid está desconfiada de o animal ter a doença, ela deve procurar uma assistência veterinária, que vai encaminhar para teste. Ao testar positivo, deve-se procurar isolar o animal. O teste feito nos animais é o mesmo RT-PCR feito em seres-humanos."


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.