Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Paralisação dos metroviários

Após anúncio de greve, Trensurb vai à Justiça para garantir operação de trens na terça

Em caso de paralisação, estações entre Novo Hamburgo e Porto Alegre ficarão fechadas das 5 às 7 horas da manhã

Publicado em: 18.04.2021 às 20:29

Greve foi convocada pelo sindicato dos metroviários Foto: Arquivo pessoal

Após anúncio de paralisação, a Trensurb entrou na Justiça para tentar reverter a greve dos metroviários e garantir a circulação dos trens nas primeiras horas da manhã da próxima terça-feira (20). A ação judicial por "abusividade de greve" foi protocolada no sábado (17) junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. 

A paralisação seria das 5 às 7 horas da manhã. No pedido de intermediação da Justiça, a direção da empresa alega que "vê abuso em proposta de greve" e, no documento, reafirmou que o serviço de trens é essencial, especialmente durante a pandemia “quando os usuários do sistema necessitam chegar aos hospitais da capital do Estado e da Região Metropolitana, seja em busca de atendimento, seja para prestarem serviços nesses estabelecimentos”.

No documento, a empresa registra, ainda, que “o transporte coletivo não pode ficar à mercê de uma paralisação total em sua operação, ainda que por período de duas horas, pois tal situação causará prejuízos e transtornos irreparáveis à população usuária”.

Greve pela vacinação

Se a greve ocorrer, as estações, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, permanecerão fechadas na próxima terça-feira, das 5 às 7 horas. A mobilização é liderada por sindicatos e pela Federação dos Metroferroviários.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS (Sindimetrô), o movimento faz parte do Dia Nacional de Luta da categoria e é um "protesto para alertar a população e as autoridades para a importância da vacinação, em caráter prioritário, de todas as pessoas que precisam sair de casa para trabalhar".


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.