Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Distanciamento Controlado

Novo decreto deve colocar todo o RS em bandeira vermelha

Governador Eduardo Leite discute mudanças com Gabinete de Crise e novas regras podem ser publicadas nas próximas horas; alterações são debatidas após proibição da volta às aulas pela Justiça

Publicado em: 27.04.2021 às 11:33 Última atualização: 27.04.2021 às 12:29

O governo do Estado pode publicar nas próximas horas um novo decreto colocando todo o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha. O governador Eduardo Leite ainda discute mudanças no Distanciamento Controlado, mas o Piratini deve abandonar a trava de 0,35 – diferença entre leitos ocupados de UTI/Covid e leitos livres –, o que permitirá ao RS deixar a bandeira preta.

A salvaguarda determina que a bandeira preta seja ativada em todo o Estado sempre que a proporção entre leitos de UTI livres e leitos ocupados por pacientes de Covid-19 for menor do que 0,35, ou seja, aproximadamente uma vaga nas UTIs para cada três pacientes em tratamento intensivo para coronavírus. A ideia do governo é de que haja um período de transição, de 10 a 14 dias, com as mudanças já definidas.

As alterações no modelo são discutidas desde o meio da manhã no Piratini. Leite, que está em Brasília, já teve reunião com o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, com o presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Maneco Hassen, e o com prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Agora, discute o tema com o Gabinete de Crise do Piratini.

Discussões sobre o modelo de distanciamento controlado ganharam força após a Justiça negar três recursos do Estado para a retomada das aulas presenciais. O último foi julgado na noite de ontem pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, quando, por 3 votos a 0, os desembargadores decidiram manter a suspensão das aulas no RS


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.