Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Corrida pela vacina

Vacina da Pfizer: veja quantas doses cada cidade da região irá receber

Alguns municípios optaram por receber as doses na próxima segunda-feira (31)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 24.05.2021 às 11:42 Última atualização: 24.05.2021 às 14:11

Avião King Air, da BM, pousou em cinco cidades: Erechim, Palmeira das Missões, Santo Ângelo, Bagé e Pelotas Foto: Grégori Bertó / SSP
A Secretaria da Saúde (SES) começa a distribuir a 407 cidades do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (24), a imunização contra o coronavírus com a vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa, a SES irá distribuir 80.844 doses. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico). Um novo lote deve chegar a outros municípios na próxima segunda-feira (31).

Leia todas as notícias sobre a pandemia

Até agora, somente Porto Alegre estava usando a vacina da Pfizer devido aos cuidados especiais exigidos, como temperaturas ultrabaixas. A segunda dose deve ser aplicada em até 12 semanas, assim como a vacina da Astrazeneca. 

As doses dos municípios que optaram por não receber as vacinas da Pfizer ficarão reservados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para entrega posterior.

A orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses dever ser aplicadas em até seis horas.

Estância Velha deve ter capacitação essa semana

Estância Velha é um dos municípios que receberá as doses da Pfizer no dia 31 de maio. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, essa semana o município capacitará os vacinadores da rede para aplicação desse imunizante "Também vamos organizar, por meio de agendamento, os grupos que serão elencados para receber essa vacina."

Ela diz ainda que somente as gestante com comorbidades poderão fazer a vacina, com indicação médica. 

Quem deve ser vacinado

As vacinas da Pfizer que serão distribuídas nesta segunda devem ser utilizadas para primeira dose de pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal (estimadas em 42.570 pessoas), pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos (58.994 pessoas, sendo que acima dessa idade já tiveram doses disponibilizadas pelo Estado) e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

Município que receberão as doses nesta segunda-feira (24):
Município que receberão as doses na próxima segunda (31):
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.