Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Reajuste na tarifa

Conta de água da Corsan fica mais cara a partir de julho

Novos índices passarão a incidir sobre as faturas emitidas a partir do dia 1º

Publicado em: 02.06.2021 às 11:59 Última atualização: 02.06.2021 às 17:21

A partir do próximo mês, os clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pagarão mais caro pela conta de água. Os reajustes tarifários foram validados pelas agências reguladoras, e os novos índices passarão a incidir sobre as faturas emitidas a partir de 1º de julho de 2021. (Veja abaixo os índices aprovados por cada reguladora)

A correção, amparada por lei, é feita anualmente para repor a inflação. Por isso, todos os anos, nesta época do ano, as tarifas são revisadas. Calculados pela Corsan, os reajustes precisam ser aprovados pelas reguladoras. Os índices inflacionários utilizados como base para os reajustes foram previamente estabelecidos por meio de atos normativos dos reguladores.

Embora a Corsan seja uma empresa de âmbito estadual, os custos e despesas são apurados por município, e agrupados em bases tarifárias independentes, de acordo com a agência reguladora à qual se vinculam. 

Confira abaixo a tabela com os índices de cada agência reguladora:

Nas região de cobertura do Jornal NH, 27 municípios são clientes da Corsan e atendidos por duas agências. Confira a relação:

AGESAN – Campo Bom, Canela, Capela de Santana, Estância Velha, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Sapiranga e Três Coroas.

AGERGS – Dois Irmãos, Feliz, Gramado, Imbé, Montenegro, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Osório, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Sebastião do Caí, Taquara e Tramandaí.

Negociação

Durante todo o mês de junho, os usuários dos serviços da Corsan, com débitos junto à empresa, poderão negociar os valores devidos em sessões de conciliação promovidas pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). A parceria foi um desdobramento da campanha “Conversando a Gente se Entende”, realizada em maio, que teve como objetivo resolver os litígios, nas áreas cível e familiar, sem ingresso de ação na Justiça.

Qualquer pessoa que tenha dívidas vencidas e não pagas junto à Corsan, e interesse em negociar pode enviar e-mail para nomelimpo@defensoria.rs.def.br ou ligar para (51) 3210-9353.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.