Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Alerta de tempo

Final de semana pode ter chuva intensa e queda de granizo

A instabilidade deve se espalhar pelo Estado no sábado (19)

Por Ubiratan Junior
Publicado em: 17.06.2021 às 15:20 Última atualização: 17.06.2021 às 15:27

Final de semana deve ter volumes altos de chuva e possibilidade de granizo Foto: Juarez Machado/GES
A quinta-feira (17) começou com muitas nuvens e baixas temperaturas na região, mas além do frio, a previsão para o final de semana será de volumes altos de chuva com possibilidade de queda de granizo.

Segundo a Metsul Meteorologia, uma frente fria associada a queda de pressão atmosférica poderá favorecer o retorno da chuva forte. Com isso, entre a sexta-feira (18) e o sábado (19) o aprofundamento da pressão atmosférica ira formar nuvens de grande desenvolvimento vertical entre o Paraguai e o Oeste do região.

Contudo, na sexta-feira haverá pouca chuva na maior parte da região e eventos isolados de fortes chuvas no Estado. Entretanto, no sábado haverá uma virada do tempo, com ampla instabilidade e chuva torrencial forte, que terá inicio na região norte do Rio Grande do Sul, e que espalha ao longo do dia por outras localidades.

Sábado com muita chuva

Os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer durante o sábado, quando poderá somar 50mm de volume de chuva em 24 horas, sobretudo, na região norte do Estado. De acordo com a Metsul, precipitações acumuladas em 24 horas poderão atingir as marcas de 75mm ou até 100mm.

No domingo o tempo segue instável, especialmente em cidades da Metade Leste região, porém a chuva perde intensidade. De uma forma geral os modelos indicam acumulados baixos ao redor de 10 a 30 mm. No Oeste o sol aparece entre nuvens ao longo do dia.

Temperaturas baixas

O tempo úmido, instável e com muitas nuvens no sábado terá impacto no comportamento da temperatura que tende a subir lentamente com o tempo instável. A Metsul projeta mais uma tarde de marcas baixas de temperatura no Sul do país, sobretudo, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Acima de tudo destaca-se os pontos de maior altitude que poderão ter máximas ao redor de 10°C no período “mais quente” do dia. Em muitos municípios a máxima não chegará a casa de 15°C.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.