Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul EDUCAÇÃO

Período de matrículas para 2022 na rede estadual abre nesta segunda

Processo ocorre de forma on-line até o dia 28 de novembro

Publicado em: 01.11.2021 às 13:18

O período de matrículas para o ano letivo de 2022 na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (1º) no Rio Grande do Sul. O processo ocorre de forma on-line e deve ser feito diretamente no site da Secretaria da Educação (Seduc).

Período de matrículas na Rede Estadual para 2022 começa segunda-feira
Período de matrículas na Rede Estadual para 2022 começa segunda-feira Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O prazo termina em 28 de novembro para os alunos que se inscreverem no 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; aproveitamento estudos do Curso Normal; e Educação Profissional Subsequente ou Concomitante.

A Chamada Pública Escolar também contempla a realização de rematrículas, entre os dias 1º e 28 de novembro de 2021, e de transferências, entre 3 e 14 de janeiro de 2022.

Pré-matrícula

Devem fazer a pré-matrícula os estudantes que estiverem ingressando no 1º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio. Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2022.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência.

É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem ou não algum irmão matriculado na instituição de ensino solicitada.

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir de 31 de dezembro. Na sequência, a vaga ainda precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar correspondente.

Rematrícula

A rematrícula ocorre de forma automática para os alunos que não estão na busca ativa. Para os que se encontravam em busca ativa até o dia 1º de outubro, é necessário comparecer presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.

Transferência

O período de transferência da rede estadual ocorre entre os dias 3 e 14 de janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.

A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida.

No momento da solicitação, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. Estudantes de cursos técnicos e do curso normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.

Documentos

As inscrições e transferências on-line somente serão confirmadas com a matrícula presencial nas escolas e após a entrega dos seguintes documentos pelos responsáveis:

• certidão de nascimento do aluno ou RG e comprovante de escolaridade;
• comprovante de residência do responsável e RG do responsável;
• para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Cronograma

• 1º a 28 de novembro de 2021: pré-matrícula, rematrículas e ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio, Curso Normal e Educação Profissional.

• 31 de dezembro: designação dos contemplados disponível no site da Secretaria da Educação (Seduc).

• 3 a 14 de janeiro de 2022: transferências.

• 31 de janeiro de 2022: designação das transferências disponível no site da Seduc.

• 31 de janeiro a 9 de fevereiro: entrega de documentação diretaente na escola para qual foi designado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.