O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) terá aplicação de provas no formato presencial nos dias 12 e 13 de fevereiro. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12) por meio da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) após consulta ao Comitê Covid/UFRGS.
O Comitê é responsável pelo plano de contingenciamento ao risco de disseminação pelo novo coronavírus e foi favorável à manutenção do processo seletivo presencial.
A Coperse afirma que irá contatar os candidatos individualmente em 28 de janeiro para informar o local de aplicação da prova, conforme prevê o calendário disponível no Manual do Candidato do Vestibular.
Na terça-feira (11), a UFRGS anunciou que o retorno das atividades presenciais previstas para 17 de janeiro foram adiadas para 7 de fevereiro, por conta do avanço da transmissão comunitária da variante Ômicron. Porém, o retorno do semestre 2021/1 continua mantido na primeira data, no formato remoto.
A assessoria de imprensa informou que “desde 2020, em função da pandemia de Covid-19, estamos com nosso Calendário Acadêmico totalmente alterado. Por isso, agora em 17 de janeiro terá início o semestre 2021/2 que se encerrará em 18 de maio”.
Ainda não há previsão para o início das aulas do semestre 2022/1, que será anunciado através do site e redes sociais da Universidade.
Dois dias de provas
A UFRGS oferece 3.980 vagas em 89 opções de cursos. Segundo a instituição, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos que concorrem nas modalidades de cotas. As provas serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.
No sábado, dia 12 de fevereiro, às 15 horas, serão aplicadas as provas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação.
Já no domingo, dia 13, também às 15 horas, serão aplicadas as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Nesta edição, cada disciplina terá 15 questões, e o candidato terá 5h30 para realizar a prova em cada um dos dias.