Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul VERANEIO

Operação Verão registra 250 salvamentos em 30 dias no RS

Segundo o CBMRS, houve um aumento de 79% em relação ao mesmo período do ano passado. Número de queimaduras por causa de animais e pessoas encontradas na beira da praia também cresceu

Publicado em: 18.01.2022 às 21:28 Última atualização: 19.01.2022 às 11:28

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) divulgou nesta terça-feira (18) o balanço de ações dos primeiros 30 dias da 5ª edição da Operação Verão. Foram registrados 250 salvamentos no Estado nesta edição, um aumento de 79% se comparado ao mesmo período da operação anterior.

Em 30 dias de Operação Verão foram registrados 250 salvamentos no RS
Em 30 dias de Operação Verão foram registrados 250 salvamentos no RS Foto: fotos Matheus Beck/GES-especial
Conforme o levantamento do CBMRS, foram 115.126 atividades preventivas no período, como o "apitaço". Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 20%, o que demonstra a proximidade do guarda-vida com o banhista, orientando a população de maneira mais presente.

Com base nas estatísticas, é possível traçar o “perfil do afogado”. Segundo os números, 31% dos salvamentos são de crianças de 6 a 15 anos, 14% de homens de 16 a 25 anos, e 11% de mulheres entre 16 e 20 anos, e 31 a 40 anos. O horário de maior número de ocorrências deste tipo é das 14h30min às 19 horas, representando 59% das ocorrências.

O número de queimaduras ocasionadas por águas-vivas ou caravelas teve um aumento de 23%, totalizando 12.483 registros nesse primeiro mês da operação. Especialistas atribuem a presença dos animais à temperatura da água, que está mais quente.

De acordo com o CBMRS, 370 pessoas foram encontradas na beira da praia. A corporação afirma que a grande maioria eram crianças. O aumento de 205% em comparação com o período anterior demonstra a distração, atribuída em muitos casos às redes sociais e celular nas areias gaúchas.

O coordenador da Operação Verão, tenente-coronel Isandré Antunes, afirma que o órgão tem atuado para garantir a segurança de todos durante o veraneio. Ele orienta para a atenção e cuidados essenciais para garantir a tutela da vida. “Precisamos continuar atentos, cautelosos, e seguindo as orientações dos guarda-vidas para que venhamos a encerrar a Operação Verão com o mesmo balanço positivo, de nenhuma morte onde os profissionais estejam presentes. Nos ajude a manter este indicador! Vamos, juntos, evitar afogamentos”, alerta Antunes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.