Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul ELEIÇÕES 2022

Agostinho Meirelles, um dos principais conselheiros de Eduardo Leite, vai para o PSD

Seria o início de um movimento que pode culminar na filiação do governador gaúcho, em março, para concorrer à Presidência

Publicado em: 18.02.2022 às 16:40 Última atualização: 18.02.2022 às 18:14

Vai começar a onda de migração de apoiadores do governador Eduardo Leite (PSDB) para o PSD. O primeiro a fazer este movimento será o secretário estadual de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles (PTB). Natural de Pelotas, Agostinho é um dos mais próximos conselheiros e assessores do governador, com quem trabalha há mais de dez anos.

Agostinho Meirelles (à esquerda), Ranolfo e Leite na posse de Agostinho como secretário estadual, em abril de 2019
Agostinho Meirelles (à esquerda), Ranolfo e Leite na posse de Agostinho como secretário estadual, em abril de 2019 Foto: Gustavo Mansur/P. Piratini

A filiação de Agostinho será em Canoas na próxima quarta-feira (23). A organização está a cargo do prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), que lidera a comissão eleitoral do partido no Rio Grande do Sul. Ele adianta que outros dois secretários estaduais devem confirmar filiação no PSD nos próximos dias.

Um dos principais nomes do partido no Estado, Jairo Jorge confirma que o PSD espera a filiação de Eduardo Leite até a virada de março para abril, quando teria que renunciar ao governo do Estado para concorrer à Presidência da República. O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, vem falando publicamente no nome de Leite como candidato diante de uma iminente desistência de Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado e pré-candidato pelo partido. Leite silencia sobre o assunto, mas o risco de mudança preocupa o PSDB.

"Recebemos com muita alegria a filiação do secretário Agostinho e, da mesma forma, estamos preparados para dar o máximo apoio ao governador", resume Jairo, pontuando que Leite "tem o tempo necessário para avaliar que decisão tomar e será soberano nesta decisão". Jairo diz que a eleição presidencial será extremamente polarizada, mas com margem para terceira via.

"O governador mostrou-se um ótimo gestor, é um político inovador e é uma liderança de diálogo, não de conflito. E o Brasil precisa de lideranças com esses três predicados", resumiu o prefeito de Canoas nesta sexta-feira (18). Jairo avalia que Eduardo Leite "tem capacidade de empolgar" e que está com nome mais forte agora do que no fim do ano passado, quando perdeu as prévias do PSDB para o governador paulista João Doria. "Nomes como o de Sérgio Moro e João Doria não estão sensibilizando o coração das pessoas", analisa.

Jairo Jorge prepara ato de filiação do secretário Agostinho Meirelles
Jairo Jorge prepara ato de filiação do secretário Agostinho Meirelles Foto: PAULO PIRES/GES

Em entrevista ao Grupo Sinos, o prefeito de Canoas disse ainda que o PSD está de portas abertas também para o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que recentemente trocou o PTB pelo PSDB de Leite. "Se o governador se lançar candidato a presidente, o vice assume. E sem dúvida será um nome fortíssimo para a reeleição. Terá muito o que mostrar nestes meses finais de governo", destacou o prefeito.

Jairo Jorge disse ainda que o PSD gaúcho também tenta atrair a ex-senadora Ana Amélia Lemos, atual secretária estadual de Relações Federativas e Internacionais, com base em Brasília. Em recente entrevista ao Grupo Sinos ela confirmou que vem conversando com o PSD e que pretende concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Para a eleição proporcional, Jairo diz que o partido está preparando uma nominata competitiva, liderada pelos deputados federal Danrlei de Deus, atual secretário estadual de Esporte e Lazer, e pelo estadual Gaúcho da Geral. Tanto Danrlei quanto Gaúcho tentarão a reeleição, confirma o líder do PSD no Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.