Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul COVID-19

Prefeito de Porto Alegre anuncia retirada da obrigatoriedade de máscara em espaços abertos

Decisão foi tomada por Sebastião Melo após reunião que ouviu especialistas em saúde. Equipamento segue obrigatório em ambientes fechados

Publicado em: 11.03.2022 às 11:51 Última atualização: 11.03.2022 às 12:15

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou no fim da manhã desta sexta-feira (11) que irá publicar um decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos na cidade.

Equipe de Melo em reunião sobre a retirada da máscara em espaços abertos
Equipe de Melo em reunião sobre a retirada da máscara em espaços abertos Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
Segundo Melo, a decisão foi tomada "com base na realidade da pandemia e da vacinação na Capital". Na próxima sexta-feira (18), a Prefeitura deve avaliar a flexibilização também para ambientes fechados.

Recentemente, o governador Eduardo Leite pediu um estudo para avaliar se libera o equipamento de proteção contra a Covid-19 em todo o Estado nos ambientes abertos.

Reunião com equipe técnica

Na quinta-feira (10), Sebastião Melo participou virtualmente de uma reunião com a equipe técnica para debater o assunto. Na ocasião, especialistas em saúde foram ouvidos. De acordo com o professor da Feevale, Fernando Rosado Spilki, que esteve no encontro, eles foram unânimes ao sinalizar positivamente para a flexibilização da máscara ao ar livre.

“Há tempo a gente enxerga que há condições de liberar a máscara, já que as contaminações do Covid acontecem em ambientes fechados”, afirma.

Contudo, Spilki diz que a recomendação não deve acontecer de forma irrestrita. “Claro, existem exceções, ambientes abertos onde se tem grande aglomeração, ou que venham a ter o risco de aglomerações como paradas de ônibus e trem, daí tem um risco maior”, explica ele, que defende também manter a orientação de uso das máscaras para imunossuprimidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.