Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul POLÍTICA

Leite diz que País precisa de presidente que fale de futuro

Sucessão presidencial foi o principal foco da entrevista coletiva do governador Eduardo Leite (PSDB)

Por João Ávila
Publicado em: 16.03.2022 às 14:56 Última atualização: 16.03.2022 às 15:00

A sucessão presidencial foi o principal foco da entrevista coletiva do governador Eduardo Leite (PSDB), nesta quarta-feira (16) antes da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Quando falou das articulações para viabilizar eventual candidatura dele, disse que o Brasil precisa voltar a crescer e por isso a agenda econômica será muito importante na campanha e na próxima administração. E sentencia: "Está faltando quem fale de futuro".

Leite diz que País precisa de presidente que fale de futuro
Leite diz que País precisa de presidente que fale de futuro Foto: João Ávila/GES-Especial

Para Leite, é preciso chegar à presidência da República quem apresentar um caminho melhor, "e não porque os outros são piores", acrescenta. "Esta candidatura não estou vendo nestes nomes já apresentados." O governador se diz em condições de liderar um processo e enfrentar esta polarização apresentada nas candidaturas de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

Leite diz que não tem decisão tomada se deixa o PSDB e vai para o PSD, o que é dado praticamente como certo por alguns. Na terça-feira reuniu-se com várias lideranças tucanas em Brasília, companheiros de 20 anos, e diz que estes encontros são momentos para avaliar todos os movimentos e a partir disso fazer reflexão.

Entre os temas, falaram de possíveis alianças que podem viabilizar uma frente "distante dos polos que aí se desenham". Leite diz que é preciso trazer de volta o bom senso ao país. "É preciso equilíbrio e para isso é importante definir o melhor caminho. A eleição será difícil, mas não é impossível. Classifica o governo Bolsonaro como "um presente ruim" e o ex-presidente Lula "como um passado que nos deixa muitas más lembranças", e lembrou os escândalos de corrupção.

O governador fala em tensionamento no processo eleitoral entre passado e presente, por isso a necessidade de falar de futuro. Por isso defende a viabilização de uma força sintonizada com o sentimento das ruas e, para ele, o sentimento vai mais estar presente no momento das eleições. "Diante do tensionamento que se pronuncia, vai ser de buscar algo com nova esperança para o futuro do país e não a resignação de votar em algo que não gostamos par evitar algo que não toleramos. Isso é pouco. O eleitor tem que ir para a urna com esperança."

Filiação da Ana Amélia no PSD

Antes da Federasul, Leite participou do ato de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos ao PSD. Lembrou dos vários anos de relacionamento e que lá esteve para dar um abraço na pessoa por quem tem um grande respeito.

A filiação ocorreu na manhã desta quarta-feira, em ato no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, que teve a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Participaram o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e os deputados Danrlei de Deus (federal) e Gaúcho da Geral (estadual).

Em sua fala para a imprensa, Kassab elogiou o governador Eduardo Leite. "É um dos melhores quadros do País. Ele faz sua reflexão e torcemos muito para que venha para o PSD", disse o presidente nacional.

Kassab não quis adiantar como estão as tratativas com o tucano. "O Leite é uma enorme esperança para milhões de brasileiros. Ele saberá o momento certo de tomar a decisão. Qualquer que seja, terá o nosso respeito."

Agora no PSD, após mais de uma década no PP, Ana Amélia confirma sua pré-candidatura ao Senado. E se disse feliz com a escolha. "Estou honrada com este momento e minha decisão foi tomada muito pelo papel do (Gilberto) Kassab, uma pessoa que convive com as diferenças e respeita os adversários", disse Ana Amélia. "Estamos juntos nesta caminhada com a missão de ter nominadas extraordinárias para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.