Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul TEA

Pesquisa inédita mostra que a cada quatro meninos existe uma menina com autismo no RS

Rio Grande do Sul passa a coletar dados sobre o transtorno do espectro autista

Por Redação
Publicado em: 25.05.2022 às 03:00 Última atualização: 25.05.2022 às 10:01

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a coletar e dispor de dados sobre a população com transtorno do espectro autista. A informação foi dada pela diretora técnica da Faders Acessibilidade e Inclusão, Ana Flávia Rigueira, ao divulgar, nesta terça-feira, no Palácio Piratini, a Pesquisa CIPTEA, realizada com 4.074 pessoas, em 259 municípios.

A pesquisa destaca as características da população com transtorno do espectro autista e será atualizada todo ano. Segundo os resultados, 80% das pessoas são do sexo masculino e 20%, do sexo feminino - ou seja, para cada quatro meninos existe uma menina com autismo. A faixa etária analisada abrange pessoas de zero a 15 anos, sendo que o diagnóstico se dá, em 57% das vezes, na faixa etária de zero aos 3 anos, evidenciando a importância do diagnóstico precoce.

A pesquisa foi possível a partir da análise de dados das solicitações de Carteiras de Identificação no Rio Grande do Sul.

Realizado de 18 de junho de 2021 a 15 de março deste ano, o trabalho apontou dados que respaldam políticas públicas, garantindo prioridade de atendimento em serviços públicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.