Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul QUASE 10 SEGUNDOS

Passagem de meteoro com maior duração neste ano é registrada no Estado

Episódio ocorreu na madrugada desta terça-feira, durante chuva de meteoros; corpo celeste foi registrado por câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung em Porto Alegre e Taquara

Por Redação
Publicado em: 31.05.2022 às 09:01 Última atualização: 31.05.2022 às 10:30

Durante a chuva de meteoros Tau Herculídeas, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (31), foi registrada a passagem do meteoro com maior duração, até o momento, neste ano. O episódio durou 9,96 segundos.

Registrado durante a chuva de meteoros Tau Herculídeas o meteoro com a maior duração até o momento em 2022
Registrado durante a chuva de meteoros Tau Herculídeas o meteoro com a maior duração até o momento em 2022 Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

O corpo celeste ingressou na atmosfera a uma altitude de 88,3 quilômetros, sobre o sul do território gaúcho, onde se extinguiu sobre o oceano. A passagem foi registrada por duas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, uma localizada no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e outra em Taquara.

Chuva de meteoros

A Tau Herculídeas é resultante do Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, que em 1995 deixou dezenas de fragmentos e uma densa trilha de partículas em sua órbita. Nessa madrugada, pela primeira vez a Terra atravessou essa nuvem de detritos, o que gerou a tempestade de meteoros.

A chuva começou ainda na semana passada e deve ir até o final desta semana, no entanto, o pico esperado era para essa madrugada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual