A família de um gaúcho, morador de São José dos Ausentes, foi informada de que ele morreu na guerra entre a Ucrânia e Rússia na madrugada entre a sexta-feira e o sábado (2). Douglas Rodrigues Búrigo, de 40 anos, é o segundo gaúcho que morreu na Ucrânia, durante o conflito que já dura quatro meses no Leste Europeu.
O gaúcho fazia trabalho humanitário no país junto a um grupo de brasileiros. No RS, Búrigo era dono de uma borracharia na cidade dos Aparados da Serra.
A morte ainda não foi confirmada pelo Itamaraty. A reportagem entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que informou que ainda apura o caso.
Foi "pela vontade de defender os ucranianos"
O primo conta que Douglas foi à guerra "pela vontade que tinha de defender os ucranianos dos russos". O embarque para a Ucrânia aconteceu em abril. Ele serviu por quatro anos no Exército, em Uruguaiana.
Outra brasileira teria morrido no bombardeio
Uma mulher brasileira morreu no mesmo bombardeio em Kharkiv. Segundo o portal Uol, Thalita do Valle, que se identificava nas redes sociais como advogada de São Paulo, seria a brasileira que Douglas voltou para buscar no alojamento atingido pelos mísseis.
André Hack Bahi, natural de Porto Alegre, foi o primeiro brasileiro morto na guerra entre Ucrânia e Rússia. No dia 9 de junho, o Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte de Bahi, de 43 anos, que combatia ao lado das tropas ucranianas na região do Donbas.