Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

'Gangorra térmica' vai ser um teste para a saúde em semana de dias frios e quentes

Alternância entre dias gelados e de calor acima de 25°C marca a primeira metade de julho

Por Redação
Publicado em: 03.07.2022 às 20:46

As mudanças bruscas de temperatura devem acompanhar os gaúchos nestes primeiros dias de julho. Em um dia faz frio de temperaturas próximas de zero e no seguinte os termômetros podem avançar para além dos 30°C. Esta verdadeira "gangorra térmica", em que ora se dá ingresso de ar mais quente e ora de ar mais frio, mas com predomínio de temperaturas acima da média para o mês de julho, tende a prosseguir durante a semana, segundo a MetSul Meteorologia. O cenário é um verdadeiro teste para a saúde, já que os dias serão de extremos.

Semana será marcada pelo vai e vem dos casacos
Semana será marcada pelo vai e vem dos casacos Foto: Diego da Rosa/GES
Este vai e vem de ar mais frio e quente nesta primeira metade de julho, de acordo com a MetSul, é consequência de um bloqueio atmosférico que retém as frentes frias no Rio Grande do Sul.

"A grande massa de ar seco que cobre o Brasil impede a progressão dos sistemas frontais que atuam principalmente do Centro para o Sul gaúcho. Por isso, nestes primeiros dias do mês é mais frequente o frio no Sul gaúcho, e que por vezes chega ao Centro e o Leste do Estado, enquanto em áreas mais ao Norte e Noroeste predomina a influência do ar mais quente e os dias de temperatura alta tendem a ser mais frequentes", pontua o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

Oscilações

As grandes oscilações de temperatura já foram registradas desde os primeiros dia deste mês. Na sexta-feira (1º), teve geada, frio intenso e a mínima, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, foi de 3°C. Na parte da tarde, no mesmo local, os termômetros avançaram até por volta dos 20°C. No sábado (2) um cenário diferente: no início da manhã já fazia 24°C em Campo Bom e na parte da tarde, chegou a 29,7°C. Em Parobé, no Paranhana, a máxima ultrapassou os 30°C de tarde. No fim do sábado, a frente fria avançou e o dia terminou com frio de 13°C a 14°C. Neste domingo (3), o avanço dessa frente fria trouxe nebulosidade e chuva irregular, mas o maior efeito foi na temperatura com mínima. No domingo, Campo Bom amanheceu com 13,7°C.

Mais quente

Nesta segunda-feira (4), conforme a MetSul, o mesmo fenômeno responsável pelo calor do sábado vai voltar a atuar no Rio Grande do Sul. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atuará novamente no território gaúcho com vento Norte, trazendo ar seco e quente da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil. Com isso, as temperaturas devem chegar por volta dos 25°C.

Os próximos dias

Para os próximos dias a alternância de temperaturas deve seguir fazendo a população variar o guarda-roupas ao longo do dia, conforme avaliam os meteorologistas.

Depois de uma segunda-feira mais quente, espera-se que refresque na terça para voltar a esquentar, de novo, quarta. Entre quinta e sexta-feira, aponta a MetSul, a previsão é que o ar mais frio volte a avançar mais em parte do Rio Grande do Sul.

No início da próxima semana, entre os dias 10 e 11 se projeta outra vez a atuação de uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, o que novamente vai trazer ar quente para o território gaúcho e com forte elevação da temperatura e mesmo calor em algumas áreas, prosseguindo a verdadeira gangorra térmica.

Sobre a possibilidade de chuva, a previsão aponta que nesta segunda e terça-feira o dia seja de sol e muita nebulosidade. Na quarta-feira é previsto um dia nublado. A chuva deve retornar na quinta-feira, quando há a previsão de chuva fraca, que deve se estender também para a sexta-feira e durante o fim de semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.