Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul POLÍTICA

Candidaturas para as eleições de outubro estão sendo oficializadas

Convenções iniciadas na última quarta-feira vão dando a cara para o pleito deste ano

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 23.07.2022 às 05:08 Última atualização: 26.07.2022 às 12:51

O prazo para as convenções partidárias começaram a valer na última quarta-feira (20) e vão até o dia 5 de agosto. A partir da confirmação das chapas, os partidos já podem solicitar o registro das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidaturas ao Piratini são definidas
Candidaturas ao Piratini são definidas Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
Na esfera nacional, Ciro Gomes (PDT) foi o primeiro a confirmar seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto, durante convenção realizada em Brasília na quarta. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou no dia seguinte a chapa com Geraldo Alckmin (PSB) para a disputa presidencial durante convenção realizada em São Paulo, na qual também foi confirmada a aliança entre PT, PCdoB, PV, Rede, PSOL e PSB na eleição presidencial.

No Rio Grande do Sul, o empresário Roberto Argenta (PSC) foi o primeiro a ser chancelado pela convenção do partido, realizada na noite do dia 20, em Porto Alegre. Onyx Lorenzoni (PL) teve o nome referendado pelo partido em convenção realizada na sexta-feira (22). Neste final de semana outros quatro partidos realizam as suas convenções apontando os caminhos que vão tomar durante as eleições deste ano - e nem todos eles apresentarão postulantes à cabeça de chapa no Rio Grande do Sul.

Onyx Lorenzoni confirmado na disputa ao Piratini

O Partido Liberal (PL) do RS confirmou nesta sexta-feira (22) o nome de Onyx Lorenzoni como candidato a governador. O nome foi oficializado durante a convenção do partido em Porto Alegre, que também confirmou a nominada à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Onyx ainda deve ter o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) na chapa como candidato ao Senado. O ex-ministro deixou em aberto a vaga de vice-governador e chegou a oferecer o cargo ao MDB, que decide no final do mês se terá candidatura própria ou se integrará alguma coligação para a disputa deste ano.

Duas convenções neste sábado e mais duas no domingo

Duas legendas decidem seu futuro neste sábado (23): Novo e o PSB. Pela manhã, os integrantes do Novo se reúnem para homologar o nome do advogado e empresário de Santa Maria, Ricardo Jobim, para a disputa ao Palácio Piratini. A convenção terá a presença do pré-candidato do partido a vice-presidente, o deputado federal por Minas Gerais Tiago Mitraud.

Ainda no sábado é a vez do PSB confirmar a candidatura de Beto Albuquerque, que testou positivo para Covid nesta semana e por isso participará virtualmente do encontro que acontece no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. A aliança com o PDT foi descartada na sexta-feira, pois os partidos não chegaram a um consenso sobre o cabeça de chapa.

Coligado nacionalmente com o PT, o PSol vai lançar candidatura própria no RS, confirmando o nome de Pedro Ruas ao Piratini na convenção deste domingo. A chapa será completada pela professora Neiva Lazzarotto como vice.

O União Brasil também realiza sua convenção, mas não lançará nome para disputa ao Executivo. O partido já anunciou apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) à reeleição, e vai apresentar nomes para disputar os cargos de deputado estadual e federal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual