Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ELEIÇÕES 2022

Ex-governador Olívio Dutra é anunciado como pré-candidato ao Senado

Anúncio foi feito nesta segunda-feira, na sede do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (PT-RS)

Por Redação*
Publicado em: 25.07.2022 às 13:04 Última atualização: 25.07.2022 às 15:54

O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra foi anunciado como pré-candidato ao Senado nesta segunda-feira (25), em Porto Alegre, pela federação "Brasil da Esperança", composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). O anúncio ocorreu pouco antes das 13 horas, em coletiva de imprensa na sede do PT-RS.

"Nós propomos um mandato coletivo ao Senado Federal", destacou o político, de 81 anos. "Não é um mandato só de um dos partidos, há de ser um mandato que represente um conjunto de forças, mas que tenha unidade em um ideário."

Ex-governador Olívio Dutra é pré-candidato ao Senado
Ex-governador Olívio Dutra é pré-candidato ao Senado Foto: Rafael Stedile
A frente "Brasil da Esperança", união dos três partidos reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem como pré-candidato ao governo do Estado nas próximas eleições o deputado Edegar Pretto. A homologação das candidaturas está marcada para o próximo domingo (31). Até lá, os suplentes do pré-candidato ao Senado serão anunciados.

Bancário, formado em Letras, Olívio Dutra nasceu em 1941. Presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul e liderou a greve da categoria em 1979. É um dos fundadores do PT, do qual foi presidente estadual de 1980 a 1986, e nacional em 1987. 

Deputado federal constituinte em 1986, elegeu-se prefeito de Porto Alegre em 1988. Governou o RS entre 1999 e 2002. De 2003 a 2005, foi ministro das Cidades do governo Lula. Em 2006, concorreu novamente ao governo do Estado, mas perdeu, no segundo turno, para Yeda Crusius (PSDB). 

Desde 2014, estava nos bastidores da esquerda nacional. Naquele ano, Olívio foi candidato ao Senado, mas acabou derrotado pelo atual senador Lasier Martins (Podemos), que tentará a reeleição em 2022.

Outros nomes na disputa

Outro concorrente à vaga é o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que teve a candidatura formalizada pela sigla no último sábado (23), em convenção em Porto Alegre. A corrida pela cadeira gaúcha aberta no Senado tem outros nomes fortes da política estadual, como o da ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), que foi colega de Lasier como comentarista de política na RBS TV, emissora afiliada da TV Globo. O MDB deve lançar o ex-governador e ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, que em 2018 perdeu a disputa pelo governo do Estado para Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno.

Devem concorrer ao cargo ainda a vereadora porto-alegrense Comandante Nádia Gerhard (PP), tenente-coronel da Brigada Militar (BM), e o também vereador da capital Roberto Robaina (PSOL), além do ex-vice-governador Vicente Bogo (PSB). A ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) chegou a ser cogitada na disputa, mas decidiu não concorrer.

*Com informações de O Estado de S. Paulo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual