Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul QUEDA DAS TEMPERATURAS

Rio Grande do Sul registra mínimas abaixo de - 2°C e geada nesta sexta-feira

Frio é causado por uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade. Em São José dos Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula caiu chuva congelada

Por Redação
Publicado em: 19.08.2022 às 08:49 Última atualização: 19.08.2022 às 08:50

A sexta-feira (19) começou com frio intenso no Rio Grande do Sul. Temperaturas negativas foram registradas em cidades dos Campos de Cima da Serra. Em São José dos Ausentes, termômetro marcava -4°C nesta manhã, mas a temperatura oficial foi de -2,8°C no município. No Vale do Sinos, Campo Bom teve mínima de 5,8°C. Os registros foram feitos por Nilson Wolff, voluntário da Estação de Meteorologia de Campo Bom.


A temperatura despencou no Rio Grande do Sul entre a noite de quinta e a manhã desta sexta-feira. Frio é causado por uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade. Ainda na quinta-feira, cidades gaúchas como São José dos Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula registraram chuva congelada.

Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o dia começou com 1,4°C, Em Quaraí, na mesma região, a manhã teve mínima de -2,4°C, segundo a MetSul Meteorologia.

Próximos dias

O sábado (20) poderá ter o amanhecer mais gelado do ano em vários municípios gaúchos. Além das temperaturas baixas, é possível nevar em alguns pontos do Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, a combinação de umidade pós-frontal com o ar polar pode trazer chuva congelada em cidades de maior altitude.

A chance de neve é baixa, mas o fenômeno pode ser registrado em cidades como São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Em locais de altitudes menores, na serra Gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul, a chance de nevar não é descartada.

Em regiões como Vale do Sinos, Caí, Paranhana e Serra, o sábado começa com 1°C e a máxima será de 14°C. O domingo (21) inicia com 5°C e a máxima será de 19°C. Conforme a MetSul, essa é a terceira grande incursão de ar frio de trajetória continental neste ano no País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual