Expoagas 2022 encerra com 62 mil visitantes e R$ 580 milhões em negócios
Feira apresentou a visitantes de 12 países mais de 700 lançamentos de produtos, equipamentos e serviços para o varejo
Com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores, serviços e equipamentos para o varejo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022 terminou na noite desta quinta-feira (25) no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, atingindo números recordes de público e de negócios.
De acordo com a organização, os resultados positivos foram puxados pelo clima de retomada do evento, que voltou a ocorrer presencialmente três anos após a última edição, e pela diversificação do perfil visitante, majoritariamente varejista.
Durante os três dias de feira, o volume de negócios transacionados chegou a R$ 581 milhões, valor que deverá ser triplicado com as negociações iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para a Expoagas. Do total de visitantes, 81% eram varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências restaurantes e outros ramos do comércio.
“A Expoagas é, acima de tudo, um grande centro de oportunidades, e por isso garantimos gratuidade a todo o setor varejista nas pré-inscrições. Somos favoráveis à liberdade de mercado e a garantir o poder de escolha aos consumidores. Por isso, assim como estamos abrindo os fornecedores dos supermercados às farmácias há muitos anos, queremos a igualdade de podermos comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, como Olina, sal de frutas e antigripais, em nossas lojas”, comenta o presidente da Agas.
Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, novos relacionamentos, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.
Principal novidade desta edição, a participação de 86 novas empresas em espaços menores e pré-montados, no segundo andar da feira, garantiu novos clientes à micro e pequena indústria regional. “Cumprimos nosso propósito, que era de trazer o Brasil para conhecer e impulsionar os fornecedores regionais”, reivindica Longo.
Próxima edição tem data definida
A Agas já marcou para 27 de setembro o lançamento oficial da Expoagas 2023, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto do próximo ano no mesmo local. “Chegaremos ao dia do lançamento comercial com 90% da feira vendida e entendemos que a entrada de novos players é fundamental. Por isso, esperamos abrir novos centros de exposição dentro dos pavilhões ou no estacionamento da Fiergs para o próximo ano, atraindo pelo menos mais 100 empresas expositoras”, sugere.
Maioria dos visitantes é do RS e de SC
A Expoagas deste ano recebeu 90% das empresas supermercadistas gaúchas. O segundo Estado brasileiro com maior representação foi Santa Catarina. “Tivemos cerca de 60% do faturamento do setor supermercadista catarinense representado neste evento, mas os expositores também estão relatando negócios com outros estados e até exportações”, comemora o presidente da Agas.
Longo destaca, entretanto, que é necessária uma reforma tributária que descomplique as diferentes tributações estaduais e municipais. “Antigamente tínhamos o problema de contrabandos advindos de outros países, mas hoje a concorrência desleal vem dos produtos que atravessam o Rio Mampituba. A fronteira interna com Santa Catarina está trazendo disparidade. São necessários uma grande reforma tributária e um redesenho do modelo que hoje é proposto pelo Confaz”, sugestiona.
As palestras da Expoagas
Realizadas durante os três dias de convenção, as palestras foram outra atração da Expoagas 2022. A aposta, neste ano, foi em temáticas atinentes ao chão de loja dos supermercados, com melhorias de processos de gestão e de operação das lojas. Além das palestras magnas, que tiveram nomes como Dado Schneider, Samy Dana, Juliano Belletti e Luiz Pondé, e da programação técnica, outros pontos altos do evento foram as programações do Agas Jovem e Agas Mulher, que propuseram debates sobre gestão, liderança e empreendedorismo no ramo varejista.