Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ELEIÇÕES 2022

Saiba mais sobre os candidatos ao Senado que disputam a única vaga pelo RS nesta eleição

Dos nove candidatos, seis participam do último debate antes do pleito, promovido pelo Grupo Sinos nesta quarta-feira (28)

Por Ubiratan Júnior*
Publicado em: 26.09.2022 às 21:02 Última atualização: 28.09.2022 às 11:28

No próximo domingo (2) acontecem as eleições de 2022. Os brasileiros votarão para eleger deputados estaduais e federais, governadores, senadores e Presidente de República. Entre as escolhas parlamentares deste pleito, nove candidatos disputam uma única vaga para o Senado pelo RS. Cada gaúcho poderá votar em apenas um candidato.

Nove candidatos gaúchos disputam uma cadeira no Senado Federal
Nove candidatos gaúchos disputam uma cadeira no Senado Federal Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil


Nesta quarta-feira (28), com mediação de Cláudio Brito, seis candidatos participam do debate promovido pelo Grupo Sinos, a partir das 9 horas, com transmissão pela Rádio ABC 103.3 e, com imagens, nas plataformas digitais de todos os jornais do Grupo. Será o último embate entre os candidatos antes da votação no domingo.

Debate Senadores
Debate Senadores Foto: Alan Machado/GES

Diferente de outros cargos políticos, como deputados e até presidente, os senadores têm oito anos de mandato, sendo renovados de forma distinta. Em 2022, um terço das cadeiras estão em disputa, ou seja, será eleito apenas um por Estado e o DF. Não há segundo turno para definição dos eleitos.

Os senadores têm função de legisladores e fiscalizadores do Executivo, com funções exclusivas e determinadas pela Constituição de 1988. Atualmente representam os gaúchos os senadores Lasier Martins (Podemos), Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT). Destes, apenas o primeiro deixa o cargo em janeiro de 2023, pois foi eleito em 2014. Os outros dois parlamentares em exercício saem após as eleições de 2026, caso não sejam reeleitos. 

Neste ano, 156.454.011 eleitores estão aptos para votar nos 26 estados e no Distrito Federal (DF), segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somente no Rio Grande do Sul serão 8.593.469 aptos ao voto no primeiro turno, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. Serão 165 zonas eleitorais distribuídas entre os 497 municípios gaúchos.

Conheça os candidatos gaúchos ao Senado

Quem são os postulantes a representar o Estado no Congresso Nacional? Conheça o perfil de cada um dos nove candidatos* gaúchos.

*Estarão no debate do Grupo Sinos.

Ana Amélia Lemos* (PSD)

Ana Amélia Lemos é candidata ao Senado da República pelo PSD
Ana Amélia Lemos é candidata ao Senado da República pelo PSD Foto: Divulgação

Nascida em Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos tem 77 anos. Ela foi senadora de 2011 a 2019. Formada jornalista em 1970, trabalhou por décadas no Grupo RBS de comunicação. Ela foi filiada ao Progressistas (PP) e foi eleita ao Senado nas eleições de 2010. Em 2014, foi candidata a governadora do RS, mas perdeu no 1º turno. Mais tarde, em 2018, foi candidata a vice-presidente da República na chapa do PSDB, que tinha como candidato Geraldo Alckmin. No ano seguinte tomou posse de secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado no governo de Eduardo Leite (PSDB). Neste ano, a ex-senadora transferiu-se para o PSD e pediu exoneração para concorrer ao Senado. São seus suplentes Paulo Telles (União) e Ana Oliveira (MDB), respectivamente.

Comandante Nádia* (PP)

Nádia Gerhard é candidata ao senado pelo PP
Nádia Gerhard é candidata ao senado pelo PP Foto: Débora Ercolani/CMPA

Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, de 54 anos, nasceu em Porto Alegre e é tenente-coronel da Brigada Militar, onde ingressou em 1989. Filiada ao Progressistas (PP), ela foi a primeira mulher na história do Estado a comandar um batalhão da BM quando, em 2007, assumiu o 40º BPM, responsável por 11 cidades do Vale do Taquari. Em 2012, comandou o 19º BPM, na zona leste da capital, onde permaneceu por três anos. No mesmo ano, ela implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha no RS. Em 2016 foi eleita vereadora em Porto Alegre e em 2020 foi reeleita. A comandante é formada em letras, com especialização em psicologia escolar pela PUCRS. Seu 1º suplente é Ricardo Golin (PP) e o segundo, Branquinho (PTB).

Fabiana Sanguiné (PSTU)

Fabiana Sanguiné é a candidata do PSTU ao Senado
Fabiana Sanguiné é a candidata do PSTU ao Senado Foto: Divulgação/PSTU

Representando o PSTU, Fabiana da Silva Sanguiné, de 45 anos, nasceu em Porto Alegre. Ela é servidora pública municipal e trabalha no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Conhecida pelo seu envolvimento no movimento sindical, ela foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e da Associação dos Servidores da Saúde, integrante do Conselho de Representantes Sindicais e esteve à frente de inúmeras greves e mobilizações dos trabalhadores. É a primeira vez que concorre a um cargo eletivo. Seus suplentes são João Augusto (PSTU) e Regis Ethur (PSTU).

Hamilton Mourão* (Republicanos)

Hamilton Mourão concorre pelo Republicanos ao Senado
Hamilton Mourão concorre pelo Republicanos ao Senado Foto: Reprodução/Twitter

O atual vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, tem 71 anos e é o candidato do Republicanos ao Senado pelo RS. Nascido em Porto Alegre, é general da reserva do Exército, onde ingressou em 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no qual foi instrutor, cumpriu missão de paz em Angola e foi adido militar na Venezuela. Foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e, ao ser promovido ao último posto, foi comandante militar do Sul, entre abril de 2014 e janeiro de 2016. Na sequência, chefiou a Secretaria de Economia e Finanças, até dezembro de 2017.

Maristela Zanotto (PSC)

Maristela Zanotto do PSC concorre pela primeira vez ao Senado
Maristela Zanotto do PSC concorre pela primeira vez ao Senado Foto: Divulgação

Pela primeira vez concorrendo a um cargo eletivo, Maristela Zanotto, de 59 anos, é comerciante do ramo calçadista e palestrante. A representante da Frente Humanista Cristã, começou a sua vida partidária no PTB, mas atualmente está no PSC. Ela também presidiu por duas vezes a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul (RS), município onde reside atualmente. Maristela é natural do município gaúcho Paraí. Suas duas suplentes são Eliane Dalacosta (PSC) e Roseli Gari do Renascer (Solidariedade).

Olívio Dutra* (PT) 

Olívio Dutra é o representante do PT na corrida pelo Senado
Olívio Dutra é o representante do PT na corrida pelo Senado

Aos 81 anos, o ex-governador do RS, Olívio Dutra, é o candidato do PT ao Senado neste pleito. Ele é formado em letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também trabalhou no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), e foi presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e um dos organizadores do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi também um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores. Em 1986, foi eleito pelos gaúchos para participar da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1988, elegeu-se prefeito de Porto Alegre. Em 1994, tornou-se o governador. Entre 2003 e 2005, durante o governo Lula, foi o primeiro titular do Ministério das Cidades. Roberto Robaina (Psol) e Fátima Maria (PT), respectivamente, são os seus suplentes.

Paulo Rosa (DC)

Paulo Rosa concorre ao Senado pelo DC
Paulo Rosa concorre ao Senado pelo DC Foto: Reprodução

Nascido em Santa Rosa, no oeste do Estado, Paulo Roberto da Rosa tem 53 anos. O empresário concorre ao Senado pelo partido Democracia Cristã (DC). Já foi candidato a vereador, deputado federal e prefeito. Na política, antes da atual legenda, já foi filiado ao PL, PSC, PRTB e Avante. Seus suplentes são os seus colegas de partido Carlos Cardoso e Carlos Renato Souza Severo.

Professor Nado* (Avante)

Professor Nado concorre pelo Avante ao Senado
Professor Nado concorre pelo Avante ao Senado Foto: Diuvlgação
Natural de São Leopoldo, o professor Ronaldo Teixeira da Silva, é candidato pelo Avante. Ele tem 58 anos e é doutor em ciências sociais e políticas. Nos governos Lula, foi o ministro interino da Educação em 2005, secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania entre 2007 e 2010. No RS, foi secretário de estado em 2011 e 2012. Além disso, foi analista de Inteligência de Negócios na Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV e pesquisador no campo das ciências sociais. Atuou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud-ONU) como gestor e consultor. Os seus dois suplentes são do PDT, Vellinho Pinto e Dileusa Alves.

Sanny Figueiredo* (PSB)

Sanny Figueiredo é a candidata do PSB ao Senado
Sanny Figueiredo é a candidata do PSB ao Senado Foto: Reprodução/Redes Sociais
A microempresária de 43 anos, Sandra Figueiredo, conhecida como Sanny, nasceu na cidade de Esteio. Formada em processos gerenciais e pós-graduanda em inteligência do mercado. A candidata do PSB é militante da Negritude Socialista Brasileira e difusora da cultura negra no Estado. Também é ativista do Movimento Negro Unificado do RS e do Grupo de Ações Afirmativas Afrodescendentes, além de integrante das comissões de heteroidentificação nos processos seletivos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 

*Fonte: Agência Senado

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual