Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul DEMANDA REPRESADA

Prova prática da CNH ganhará reforço de PMs na avaliação para reduzir filas no RS

Detran prevê que brigadianos comecem a atuar como examinadores ainda no mês de outubro, mas não divulgou a data nem as cidades contempladas

Por Matheus Chaparini e Ubiratan Júnior
Publicado em: 13.10.2022 às 17:40 Última atualização: 13.10.2022 às 22:05

Agentes da Brigada Militar (BM) devem passar a integrar o quadro de avaliadores da prova prática de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A previsão é que eles comecem a atuar ainda neste mês de outubro. A data exata e os locais de atuação, porém, não foram divulgados. O objetivo é diminuir a fila de espera de alunos que aguardam para fazer o exame final no Estado.

Prova prática da CNH ganhará reforço de PMs na avaliação para reduzir filas no RS
Prova prática da CNH ganhará reforço de PMs na avaliação para reduzir filas no RS Foto: Detran/RS
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), serão 42 examinadores da BM, que se somarão aos 156 que já cumprem a função regularmente. O detalhamento do reforço consta em uma portaria publicada na última terça-feira (10), que regulamenta a participação de brigadianos nas provas práticas até o fim de 2022.


Como vai funcionar?

Serão formadas Comissões Examinadoras de Trânsito, compostas por, no mínimo, três policiais militares. Cada examinador ficará à disposição do Detran por pelo menos dois turnos semanais de quatro horas cada. Por turno de trabalho, serão agendadas até 20 provas de direção para cada avaliador, podendo haver lista de espera com até cinco alunos.

A medida de caráter emergencial tem validade até 31 de dezembro deste ano. A autarquia ainda não definiu se comissão de avaliadores será volante ou regionalizada, mas afirma que a medida deverá atender as especifidades de cada região ou município, conforme critérios internos.

PMs com formação

O Detran afirma que a BM tem Centros de Formação de Condutores (CFCs) para formar motoristas dentro da corporação e que, portanto, conta com policiais com formação adequada que atuam ou já atuaram como examinadores. "São esses profissionais que vão passar a atender também a população em geral."

Caberá ao CFC da BM informar a listagem de policiais designados e autorizados à aplicação das provas. Além do salário como servidor público, os brigadianos que atuam como examinadores recebem uma gratificação financeira.

Mais de 100 mil pessoas na fila

O Sindicato dos Centros de Formadores de Condutores (SindiCFC) estima que 115 mil pessoas estejam aguardando para fazer a prova prática no RS. A demanda acumulou em função da suspensão das avaliações por conta da pandemia, e o atendimento ainda não foi normalizado. 

"É na avaliação que está hoje o grande gargalo. Precisamos muito desse serviço, porque isso atrapalha a agenda do CFC. O aluno está apto para fazer exame, mas eu não tenho controle sobre esta agenda. Precisamos que isso volte ao normal, ao padrão 2019", afirma o presidente do sindicato, Vilnei Sessim.

Com a suspensão, os prazos dos processos abertos foram prorrogados até o fim deste ano. A Federação Nacional das Autoescolas e CFCs tenta, junto ao Cetran, prorrogar esse prazo por mais seis meses, para evitar que os alunos percam o prazo no aguardo a prova.

Segundo Sessim, as maiores filas estão na região da Serra e Litoral, além de alguns centros de maior movimento em Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, 1636 candidatos em processo de habilitação aguardam a prova prática.  Esse número deriva de processos de habilitação abertos desde 2019, cujos candidatos fizeram todas as aulas, mas que não obtiveram aprovação nas provas ao longo desses anos.

No CFC Novocentro, as provas são realizadas duas vezes por semana. No momento, não há fila de espera para quem busca habilitação B, para carros. A prova para motocicletas tem espera de duas a três semanas. No CFC Valderez do Município, também não há problema de filas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual