Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul EM PORTO ALEGRE

'O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista', diz Seu Jorge sobre ataques em show

Cantor se manifestou na noite desta segunda-feira (17) sobre possível ataque racista que teria sofrido após apresentação em clube gaúcho

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 17.10.2022 às 22:55 Última atualização: 17.10.2022 às 22:56

O cantor Seu Jorge se manifestou na noite desta segunda-feira (17), em um vídeo publicado em suas redes sociais, sobre o possível caso de racismo que teria acontecido em seu show, na noite da última sexta-feira (14), em um evento do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. “Quero dizer que não reconheci a cidade que aprendi a amar e respeitar”, disse e completou: “Na verdade o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, relatou no vídeo.

Seu Jorge se manifesta em vídeo publicado em suas redes sociais
Seu Jorge se manifesta em vídeo publicado em suas redes sociais Foto: Reprodução


No vídeo, com duração de pouco mais de 9 minutos, ele inicia falando sobre o Rio Grande do Sul, relembrando nomes importantes da história do Estado, como Elis Regina. “Eu tenho enorme respeito ao estado do Rio Grande do Sul e toda a sua gente”, diz. Na sequência relata o que aconteceu.

Seu Jorge fala que foi contratado para uma apresentação no Clube Social Grêmio Náutico União. “Era um janta de gala com pessoas muito bem vestidas para aquela ocasião, evento reservado somente para sócios do clube.”  Ele observa, ainda, que não percebeu nenhuma pessoa negra no jantar. “As pessoas negras que encontrei, foram somente os funcionários.” O cantor relata que ouviu dizer que esses funcionários estavam proibidos de olhar ou falar com o artista quando ele chegasse. “Mas importante que no final do show falei com todo mundo e tirei foto com todo mundo”, disse.

Ele seguiu falando sobre quando aconteceram as agressões verbais. "Estávamos muito felizes de estar em Porto Alegre. Quando chegou o final do show, eu saí do palco. Quando cheguei atrás do palco, começo a escutar muitas vaias e xingamentos. Por conta disso percebi que não ser possível voltar para fazer o famoso 'bis'. Mas, sozinho retornei ao palco e de maneira respeitosas agradeci a presença de todos, me despedi do publico presente e me retirei do local do show”, e continuou: “quero dizer que não reconheci a cidade que aprendia a amar e respeitar”, disse, relembrando de shows que já realizou no Estado e na cidade em sua carreira.

O artista agradeceu o carinho e suporte de quem se sensibilizou sobre o fato e mandou mensagens de apoio e de repúdio ao ocorrido. “Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda região Sul, quero dizer que os amo, admiro e respeito e dizer que estamos mais unidos do que nunca, que vamos vencer essa guerra que segrega nosso povo à miséria e a falta de oportunidade no Brasil”, colocou, conclamando para que a população negra se integre aos movimentos sociais de suas localidades, para reforçar ainda mais a defesa por seus direitos.

Assista ao vídeo na íntegra:

Investigação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre instaurou inquérito para investigar os possíveis atos de racismo contra o cantor. As ofensas contra o músico teriam sido proferidas por parte da plateia presente no clube.

Ainda no domingo (16), o Grêmio Náutico União divulgou uma nota de repúdio assinada pelo presidente Paulo José Kolberg Bing. O comunicado diz que o clube apura internamente o caso e que “se comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados.” Além disso, a instituição afirma que repudia qualquer tipo de discriminação. “Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não associados do Clube considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho”, finaliza a nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual