Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul FIQUE ATENTO!

Campanha de vacinação contra a poliomielite entra na última semana

Doses serão aplicadas até este sábado (22); na data, também será encerrada a campanha de multivacinação

Por Redação
Publicado em: 18.10.2022 às 09:00 Última atualização: 18.10.2022 às 10:03

Após ser prorrogada por duas vezes devido à baixa cobertura, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação terminam neste sábado (22). Com a pólio erradicada no Brasil desde 1994, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus.

Campanha de vacinação contra a poliomielite entra na última semana
Campanha de vacinação contra a poliomielite entra na última semana Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


No Rio Grande do Sul, até está segunda-feira (17), 72,27% do público-alvo da campanha contra a polio havia sido atingido, com um total de 400.229 doses aplicadas. A média nacional está em 65,74%. Ao todo, 287 municípios gaúchos já atingiram a meta de imunização contra a poliomielite, que é de 95% das crianças até quatro anos.

Quanto a multivacinação, para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, também até esta segunda, foram aplicadas 7.607.661 doses no Estado.

Esquema da campanha contra pólio e de multivacinação

• Abaixo de 1 ano de idade: só faz vacina se tiver alguma em atraso.
• Entre 1 e 4 anos: faz vacina da pólio (gotinha) e outras se tiver alguma em atraso.
• Dos 5 aos 14 anos: só faz vacina se tiver alguma em atraso.

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação, as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Aos adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).

Covid-19

As campanhas de vacinação podem coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, de acordo com o calendário do esquema da criança ou adolescente. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional na população a partir de três anos de idade.

Novo Hamburgo 

Em Novo Hamburgo, até sexta-feira (21) todas as Unidades de Saúde estarão aplicando as vacinas. No sábado, o atendimento será somente na Casa da Vacina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual