Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ALERTA

Vírus A H1N1 circula fora da época de maior contaminação e RS já tem morte pela doença

Ao menos 10 pessoas já foram contaminadas pela doença desde 8 de outubro, na região metropolitana e na Serra gaúcha

Por Redação
Publicado em: 14.11.2022 às 09:01 Última atualização: 14.11.2022 às 10:51

Dez casos de influenza A H1N1 foram detectados no Rio Grande do Sul desde 8 de outubro, período considerado fora da sazonalidade, já que a doença é mais comum durante o inverno. De acordo com os dados divulgados na última sexta-feira (11) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), das amostras que deram positivo, seis são de pacientes moradores da região metropolitana e quatro da Serra gaúcha.

Vírus A H1N1 circula fora da época de maior contaminação e RS já tem morte pela doença
Vírus A H1N1 circula fora da época de maior contaminação e RS já tem morte pela doença Foto: Pixabay/Divulgação

Uma das pessoas contaminadas pelo vírus morreu. A vítima era uma mulher de 42 anos, residente de Porto Alegre, sem histórico de comorbidades e sem registro de vacinação contra influenza em 2022.

Outras cinco pessoas tiveram quadro de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e precisaram de hospitalização. Desses, com idades entre 4 e 83 anos, quatro eram portadores de alguma comorbidade. Três já receberam alta e um permanece internado.

O Estado alerta que a prevenção contra a doença deve ser feita através da vacinação contra o vírus. Além disso, reforçam a necessidade de higienizar as mãos, buscar atendimento médicos nos casos sintomáticos e manter afastamento e uso de máscara quando possuir sintomas de infecções respiratórias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual