Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RESULTADO DE CALOR INTENSO

Mais de 200 incêndios foram registrados neste fim de semana no RS

No último sábado (19) e domingo (20), o Rio Grande do Sul enfrentou altas temperaturas e baixa umidade, o que facilitou a ocorrência de chamas em diversas regiões

Por Nadine Funck
Publicado em: 21.11.2022 às 20:20 Última atualização: 21.11.2022 às 20:23

Neste fim de semana, o Estado enfrentou um calor intenso. As altas temperaturas, por mais esperadas que fossem pelos amantes do verão, vieram acompanhadas pela baixa umidade e acenderam o alerta para a ocorrência de incêndio. Por isso, o telefone do Corpo de Bombeiros do RS não parou de tocar. No total, foram 210 registros de locais que pegaram fogo entre o sábado (19) e o domingo (20), sendo 154 em vegetações e 56 em residências ou edifícios.

Desse número, a região com maior ocorrências foi o Vale do Sinos, com 32, seguido do Vale do Taquari, com 29, da Serra, com 28, e das cidades no entorno da capital (como Gravataí e Cachoeirinha), com 25.

Incêndio atingiu fabrica em Nova Santa Rita no domingo (20)
Incêndio atingiu fabrica em Nova Santa Rita no domingo (20) Foto: Igor Müller/GES-Especial

Conforme o comandante-geral dos bombeiros no Rio Grande do Sul, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, os incêndios aumentam nesta época do ano e acontecem em decorrência da severidade das altas temperaturas. 

Em comparativo com o mesmo fim de semana em novembro de 2021, o RS teve 77 registros de chamas em vegetações, exatamente a metade de 2022. As áreas com plantas e árvores estão mais sujeitas a incidentes com fogo por causa do aumento nos termômetros.

De acordo com Soares, especificamente sobre as chamas em vegetações, é preciso que a população tenha cuidado até com pequenos atos, como jogar uma bituca de cigarro em um terreno baldio – o que, além de resultar em chamas, polui o meio ambiente – para prevenir incêndios e perdas de grande proporção.

"Especialmente nos meses mais quentes, pedimos que a população não coloque fogo em lixo ou [utilize a prática] para limpeza terrenos", explica. O que inclusive é crime, de acordo com a lei de crimes ambientais, nº 9.605, de 1998.

Incêndios na região

Nova Santa Rita

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de produtos químicos na noite de domingo, em Nova Santa Rita. As chamas, que começaram por volta das 18 horas, de acordo com a corporação, deixaram uma vítima. Fogo foi controlado após 12 horas de combate às chamas.

Sapiranga

O Centro de Reabilitação Amai, de Sapiranga, também pegou fogo no domingo. A equipe da empresa fazia rescaldo no local, mas ninguém se feriu. A causa do incêndio será apurada.

Brochier

Uma casa de madeira pegou fogo em Brochier, no Vale do Caí, no domingo. Uma idosa, de 67 anos, morreu por causa das chamas. A causa do incêndio será investigada.

Portão

No fim da sexta-feira (18), uma empresa de colchão e espumas pegou fogo. O incêndio, de grandes proporções, tomou conta do prédio da empresa, localizada em Portão. A empresa acredita que a causa tenha sido uma faísca estática que teve contato entre mola e espuma. As chamas foram controladas às 18h30 do mesmo dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual