Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul EDUCAÇÃO

Estratégia do RS auxilia estudantes a escolherem escolas de acordo com interesses profissionais

Mapa das Trilhas faz parte do novo Ensino Médio Gaúcho, que foi implementado no ano letivo de 2022

Por Carla Fogaça
Publicado em: 01.12.2022 às 21:36

O novo Ensino Médio Gaúcho trouxe algumas mudanças que garantem melhor qualidade do ensino. Conforme o regulamento, a carga horária das aulas foram ampliadas, passando para 3.000 horas distribuídas ao longo dos três anos de formação. Com as novidades, também veio a flexibilização do currículo que tornou mais atrativo e deu mais autonomia de escolha aos estudantes. Os estudantes que estão no primeiro ano do ensino médio têm o projeto de vida e no segundo ano podem escolher em quais áreas do conhecimento querem se aprofundar. O Mapa das Trilhas é uma ferramenta utilizada para auxiliar os alunos nesta escolha.

Mapa das Trilhas auxilia estudantes do ensino médio do RS na hora de escolher uma escola
Mapa das Trilhas auxilia estudantes do ensino médio do RS na hora de escolher uma escola Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc) do RS, com as trilhas, os estudantes podem escolher com foco no seu projeto de vida. “No 2º ano, os jovens escolhem os itinerários formativos. No mapa, aparece o que cada escola oferece e o aluno se matricula onde ele achar o itinerário que tenha mais a ver com o seu futuro profissional. O mapa é para ajudar a se localizar pelas regiões e os temas que cada escola trabalha”, explica a Seduc, através de nota.

O Mapa das Trilhas é disponibilizado no site da Seduc e são 24 trilhas que o estudante pode pesquisar, divididas em uma área focal e outra complementar. Ao clicar em uma delas, abre um leque de opções de municípios de todo o Rio Grande do Sul que se encaixam com a área pesquisada. Se o estudante de Novo Hamburgo procurar por Empreendedorismo, por exemplo, aparecerá como indicação o Colégio Senador Alberto Pasqualini. Já na área de Saúde, Cultura e Inclusão Social a indicação no município é para o Colégio Dr. Wolfram Metzler.


"É preciso ter abertura para o novo"

Entretanto, a Seduc reforça que o prazo para a escolha da área e escola já acabaram junto com a data final da matrícula, que foi no domingo, 27 de novembro. Na abertura do Seminário do Ensino Médio, realizado na terça-feira, 29 de novembro, a secretária de Educação, Raquel Teixeira, destacou que é preciso ter abertura ao novo e às mudanças que estão acontecendo no mundo. Raquel ainda frisou que as escolas gaúchas foram excepcionais nesse processo. “A nova escola do Ensino Médio é uma escola em tempo integral”, diz.

Para ela, o novo ensino médio é uma reforma profunda, que muda a escola para preparar os alunos para fazer escolhas. “O estudante deseja coisas palpáveis para a sua vida”, reforça a secretária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual