Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul CASO INTERNACIONAL

Gaúcho foragido da Justiça e considerado perigoso é extraditado do Uruguai para o Brasil

Após fugir em 2009, 'Nenê', de 47 anos, passou pelo Paraguai e pelo Uruguai, onde dedicou-se ao tráfico de drogas. No Brasil, ele foi condenado por assaltos com uso de explosivos e armas pesadas

Por Ubiratan Júnior
Publicado em: 15.12.2022 às 16:54 Última atualização: 15.12.2022 às 18:33

'Nenê', como é conhecido Igor Machado, de 47 anos, foi extraditado do Uruguai para o Brasil nesta quarta-feira (14). O criminoso foragido do sistema penitenciário brasileiro desde 2009 é considerado de alta periculosidade pela Polícia Federal (PF). O gaúcho foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão pela Justiça do Rio Grande do Sul por assaltos com explosivos e armas pesadas no Estado.

Gaúcho foragido da Justiça e considerado perigoso é extraditado do Uruguai para o Brasil
Gaúcho foragido da Justiça e considerado perigoso é extraditado do Uruguai para o Brasil Foto: Juliano Tabajara da Silva/PF
Em 2004, o condenado participou de roubo a carro-forte com uso de fuzis e explosivos em Antônio Prado e Veranópolis, na Serra gaúcha. Desde sua última fuga da prisão, teve o nome incluído na Difusão Vermelha – lista de criminosos procurados pela Polícia Internacional, a Interpol.

Depois de escapar do sistema prisional, ele foi para o Paraguai, onde passou a se dedicar ao tráfico de drogas aliado a um grande narcotraficante e a uma facção criminosa do Brasil. Na sequência, deslocou-se para o Uruguai, onde, em setembro deste ano, foi capturado pela polícia daquele país. O criminoso foi condenado pela Justiça uruguaia a seis anos de prisão por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e uso de documentos falsos.


De acordo com a PF, o processo e a execução da extradição de Nenê para o Brasil mobilizou a Representação Regional da Interpol no Rio Grande do Sul, o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal, o Núcleo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal e teve o apoio da Susepe/RS e do IGP/RS.

O preso foi encaminhado à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual