Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul GOVERNO DO ESTADO

Secretário de Justiça do RS pede exoneração e suposto caso de nepotismo é investigado

Titular da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) renunciou ao cargo na quinta-feira

Por Redação
Publicado em: 16.12.2022 às 15:07 Última atualização: 16.12.2022 às 15:07

O titular da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) do governo do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild, pediu exoneração da pasta na tarde de quinta-feira (15). Segundo o Executivo, o pedido foi acolhido.

Mauro Hauschild
Mauro Hauschild Foto: Palácio Piratini/ Reprodução

"O governo agradece a Mauro pelos serviços prestados em três diferentes pastas desde 2020, em especial no que diz respeito à revitalização do sistema penal gaúcho, com a histórica reconstrução da Cadeia Pública de Porto Alegre", disse o Estado, em nota, publicada no Twitter.


De acordo com o G1, a renúncia ocorreu 11 dias após uma reportagem da RBS TV ter revelado a suspeita de nepotismo na SJSPS, investigado pelo Ministério Público (MP) e pelo Ministério Público de Contas (MPC). Conforme o portal, ele teria promovido a namorada, Pâmela Peixoto, como diretora da secretaria.

Questionado, o governo do RS não revelou o motivo pelo qual Hauschild teria pedido a exoneração. E afirmou que "motivações são de foro íntimo do ex-secretário Mauro, já que o pedido foi feito por ele, então só ele pode, se achar oportuno, comentar".

A reportagem contatou, na tarde desta sexta-feira (16) o ex-secretário Mauro Hauschild, e está com espaço aberto para manifestação.

Investigação

Conforme o G1, a promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) e o Ministério Público de Contas (MPC) investigam a suspeita de nepotismo envolvendo Hauschild. Segundo o portal, ele tem um relacionamento com uma diretora da secretaria. A mulher teria recebido um aumento na gratificação incorporada ao salário e usaria um veículo oficial do governo.

Ao G1, o MPC disse que recebeu a denúncia e apura os fatos relacionados ao ex-secretário. O MP informou, em nota enviada ao portal, que também vai apurar o suposto ato de improbidade administrativa. Já o governo do Estado, afirmou que o caso havia sido encaminhado para a Comissão de Ética Pública.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual