Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul CLIMA

Semana começa com risco de temporais no Rio Grande do Sul

Meteorologista alerta para instabilidade mais forte à medida que frente fria se desloca e centro de baixa pressão atua no Estado

Por Redação
Publicado em: 25.12.2022 às 19:27 Última atualização: 26.12.2022 às 08:32

O avanço lento de uma frente fria que, no sábado (24), provocou temporal em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, deixa parte do Rio Grande do Sul sob risco de temporal nesta segunda-feira (26). O domingo de Natal foi abafado na região metropolitana e Vale do Sinos, com muitas nuvens a partir do início da tarde.

Temporal derrubou árvores em Livramento na véspera do Natal
Temporal derrubou árvores em Livramento na véspera do Natal Foto: Eduardo Guarche/Especial

A Defesa Civil do Estado chegou a soltar alerta de temporal para até o início da noite, o que acabou não se confirmando. O risco era de chuva forte, acompanhada de raios e ventos de até 70 quilômetros por hora. Queda de granizo em pontos isolados também não era descartada.

De acordo com a MetSul Meterologia, a partir da noite de domingo e madrugada desta segunda pode chover e ventar forte especialmente do Centro para o Norte do Estado. Nesta segunda, novas áreas de instabilidade devem se formar, com risco de temporal isolado.

O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, diz que a instabilidade mais forte no Sul do Brasil ocorre entre terça e quarta, à medida que a frente fria se desloca para o Norte e um centro de baixa pressão atua junto ao Rio Grande do Sul, o que vai aumentar a probabilidade de temporais.

"O maior risco de tempo severo com chuva localmente forte, rajadas de vento e queda de granizo de terça para quarta vai se dar na Metade Norte do RS, Santa Catarina e o Paraná", resume.

Chuva irregular

A chuva atinge a maior parte do Sul do Brasil neste começo de semana, mas as precipitações vão ser muito irregulares na distribuição em diversos municípios deve chover pouco. Em alguns locais, segundo Nachtigall, a frente pode passar mesmo sem precipitação. Pontos isolados é que podem ter chuva forte com acumulados altos pontuais. O calorão também deve dar uma trégua neste início de semana em quase todo o Estado. A tendência é que o sol forte a predominar somente na quinta-feira.

Temporal da fronteira

Temporal derrubou árvores em Livramento na véspera do Natal
Temporal derrubou árvores em Livramento na véspera do Natal Foto: Eduardo Guarche/Especial

Um forte temporal surpreendeu moradores e turistas da região de Santana do Livramento no fim da tarde deste sábado. A chuva forte veio acompanhada de vento e raios e até queda de granizo. Houve alagamento em alguns pontos da cidade e casas ficaram destelhadas. Árvores caíram sobre carros na Avenida Tamandaré. Não houve feridos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual