Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO

FRIO DE INVERNO: O que esperar do tempo para esta semana no RS

Segunda-feira de Dia dos Namorados começou com temperaturas baixas no RS. Confira a previsão para os próximos dias

Publicado em: 12.06.2023 às 08:41 Última atualização: 12.06.2023 às 14:03

A segunda-feira de Dia dos Namorados (12) começou com temperaturas típicas de inverno no Rio Grande do Sul. Temperaturas baixas foram registradas por volta das 6 horas em cidades como Quaraí (-1,6°C), Cruz Alta (2°C), Canela (4°C), Cambará do Sul (4°C) e Campo Bom (5,8°C). 


FRIO DE INVERNO: O que esperar do tempo para esta semana no RS
FRIO DE INVERNO: O que esperar do tempo para esta semana no RS Foto: Arquivo/GES

Em cidades como Canela, na Serra gaúcha, a temperatura baixou ainda mais no início da manhã. Às 8 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fazia 2,4°C no município. 

LEIA TAMBÉM: Dia dos Namorados deve ser de frio invernal no RS

Nesta segunda, as máximas não ultrapassam os 15°C na Região Metropolitana de Porto Alegre. O sol aparece entre nuvens e não há risco de chuva. 


De acordo com a MetSul Meteorologia, a primeira metade da semana terá como destaque o frio e a geada com predomínio de tempo seco. Já a segunda metade terá o retorno da instabilidade e poderá voltar a chover forte com volumes altos de precipitação e risco de alagamentos e inundações.

Esta semana terá a influência de ar polar, o que faz com que as temperaturas despenquem no RS. "O vento gelado que predomina do quadrante sul dificulta a elevação da temperatura com previsão de temperatura baixa também a tarde [nesta segunda]", explica a meteorologista Estael Sias.

Previsão para os próximos dias

Na terça-feira (13) o frio atingirá seu ápice no Estado. A previsão é de mínimas ao redor de zero e até mesmo negativas. "É provável que seja o dia mais frio do ano até agora em praticamente todas as regiões", alerta Estael.

Também há risco de geada na terça, com intensidade moderada a forte. No Vale do Sinos, a temperatura poderá baixar de 5°C. Durante a tarde, haverá sol e a temperatura sobe devagar, mas não passa de 17°C.

Na quarta-feira (14), o ar seco e frio começa a dar lugar a instabilidade e a chuva. A maior presença da umidade e das nuvens pode fazer com que as mínimas não baixem tanto como nos dias anteriores. A previsão é de mínimas entre 6 e 8°C.

Na quinta-feira (15) um centro de baixa pressão atmosférica que se forma no mar na altura do Paraná avança pelo mar para o Sul e passa a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul. As nuvens avançam até a área central do Estado, contudo, a chuva se limita a faixa norte. No sul e oeste o dia poderá ter aberturas de sol com frio mais intenso no começo da manhã. O dia pode começar com mais de 15°C na região.

Na sexta-feira (16) a instabilidade se espalha por grande parte das regiões. Nos Campos de Cima da Serra e em parte do litoral norte modelos projetam risco de chuva forte de acumulados altos em poucas horas. Modelos chegam a projetam mais de 100 mm. O frio do começo da manhã diminui com mínimas acima de 10°C em grande parte das regiões. 

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual