Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RECONHECIMENTO GAÚCHO

Galvão Bueno recebe Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa

Cerimônia de homenagem aconteceu nesta terça-feira no Salão Júlio de Castilhos

Publicado em: 13.06.2023 às 17:01 Última atualização: 13.06.2023 às 17:03

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (13) pela Assembleia Legislativa, o jornalista Galvão Bueno recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha. A maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho foi entregue ao narrador pelo presidente da Casa, Vilmar Zanchin (MDB) e pelo deputado Luiz Marenco (PDT), que propôs a ação. Familiares, amigos, comunicadores, representantes de entidades, empresários e secretários estaduais prestigiaram a homenagem no Salão Júlio de Castilhos.


Cerimônia de homenagem aconteceu nesta terça-feira no Salão Júlio de Castilhos
Cerimônia de homenagem aconteceu nesta terça-feira no Salão Júlio de Castilhos Foto: Paulo Garcia/ALRS


Ao agradecer a honraria, Bueno disse que já se considera gaúcho e que sua vida está ligada ao Rio Grande do Sul. “Depois de andar pelo mundo inteiro, meu coração e minha alma encontraram uma raiz, que está lá na Campanha gaúcha”, declarou. Em 2009, iniciou sua trajetória no mundo dos vinhos, fortalecendo sua relação com o Estado. Atualmente, dedica grande parte do seu tempo à Bellavista Estate, localizada em Candiota, no sul do RS, que abriga a sede e a produção da Bueno Wines, vinícola de sua propriedade.

Em seu discurso, Marenco lembrou que Galvão Bueno divulga e enaltece o Rio Grande do Sul por meio das redes sociais. O parlamentar explicou que essa foi a razão para a indicação do narrador e citou como exemplo vídeos em que o narrador aparace se vacinado em unidade de saúde de Candiota e também em uma lavagem de carros. “Escolhi o teu nome por levares nossa cultura e história e por gerares emprego, renda e oportunidades em nosso estado”, declarou.

Já o presidente da Assembleia destacou a carreira de Galvão e também o seu envolvimento com o empreendedorismo.“A Metade Sul foi durante muito tempo foi terreno exclusivo de criação de gado de corte e, em algumas áreas, de produção de arroz. Nos últimos anos, a Campanha foi descoberta por vitivinicultores e olivicultores que perceberam as condições ideais para a produção de vinhos, espumantes e azeites de oliva da melhor qualidade. Eles têm Carlos Eduardo dos Santos Galvão Buenocomo seu embaixador. Obrigado por escolher o Rio Grande do Sul para viver e produzir”, agradeceu.

Carreira

Galvão Bueno começou sua carreira como comunicador na década de 1970, na Rádio Gazeta e na TV Gazeta, participando de programas sobre futebol e atuando na cobertura da Copa do Mundo de 1974. Atraído pela televisão, depois de uma rápida passagem pela Record tornou-se narrador na TV Bandeirantes e viajou para sua primeira Copa do Mundo, a de 1978 na Argentina.

Estreou na Rede Globo, em 1981. Narrou para todo o Brasil alguns momentos marcantes do esporte brasileiro. Tem em seu currículo mais de 500 Grandes Prêmios de Fórmula 1, incluindo títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, 12 Copas do Mundo, entre elas as de 1994 e 2002 vencidas pela seleção brasileeira, e nove edições de Jogos Olímpicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual