Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL

PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone junto ao Litoral Norte vai provocar mais chuva e vendaval nas próximas horas na região

MetSul Meteorologia diz que este é o mais forte ciclone a atuar no Rio Grande do Sul desde a tempestade subtropical Yakecan, em maio do ano passado

Publicado em: 15.06.2023 às 19:54 Última atualização: 15.06.2023 às 23:10

O intervalo entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (16) será de elevado risco de chuvarada e vento forte em toda a região que vai da Grande Porto Alegre até o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. E a explicação está em um ciclone extratropical em formação na noite desta quinta-feira (15) junto ao litoral gaúcho e catarinense. A Defesa Civil do Estado já emitiu alerta.


Ciclone extratropical em formação na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Ciclone extratropical em formação na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul Foto: Reprodução/MetSul

A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, explica que "a área de baixa pressão vai se aprofundar rapidamente junto ao litoral, dando origem ao ciclone extratropical com intensificação do vento e da chuva".

Segundo ela, o quadro é de elevado risco meteorológico por chuva e vento suficientes para provocar danos. "Este ciclone será o mais forte a atuar junto ao Rio Grande do Sul e o Sul Catarinense desde a passagem, em maio do ano passado, da tempestade subtropical Yakecan", informa a meteorologista.

CHUVA JÁ ELEVA O NÍVEL DOS RIOS DA REGIÃO E DEFESA CIVIL REDOBRA ATENÇÃO

De acordo com a MetSul, alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina "podem ter vento com força destrutiva nesta sexta-feira". Rajadas de 100 quilômetros por hora ou até acima disso são esperadas para a faixa entre Quintão e Torres, incluindo portanto Tramandaí, Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa. Nos pontos mais altos dos Aparados da Serra e do Planalto Sul de SC o vento pode chegar a 140 quilômetros por hora.

REGIÃO REGISTRA TRANSTORNOS APÓS CHUVARADA DESTA QUINTA-FEIRA

Ainda segundo a MetSul, na Grande Porto Alegre e regiões do Vale do Sinos e Paranhana o vento deverá chegar a 80 quilômetros por hora. "Há potencial para queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas, especialmente no Litoral Norte gaúcho e balneários mais ao sul de Santa Catarina", adverte a MetSul. Há risco para a navegação e é grande a possibilidade de ressaca nas praias do Litoral Norte.

A meteorologista chama atenção para a possibilidade de elevados volumes de chuva na região nas próximas horas. Segundo Estael Sias, a grande região entre Porto Alegre, Serra e Litoral Norte deve registrar 100 milímetros de chuva em poucas horas, o que aumenta o risco de pontos de alagamento.


Ciclone extratropical em formação na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Ciclone extratropical em formação na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul Foto: Reprodução/MetSul

Em pontos do litoral a chuva acumulada entre esta quinta e sexta-feira poderá passar dos 150 milímetros, acima da média de todo o mês. "A chuva volumosa deixará o solo instável e, com o vento, árvores podem cair mais facilmente", frisa Estael, referindo-se a toda a Região Metropolitana.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual