Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul MANIFESTAÇÃO

Servidores bloqueiam entradas da Assembleia antes da votação do IPE Saúde

Grupo se manifesta no local desde a madrugada desta terça-feira; votação dos deputados está programada para as 14 horas

Publicado em: 20.06.2023 às 10:49 Última atualização: 20.06.2023 às 11:05

Um grupo de servidores chegou à Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ainda na madrugada desta terça-feira (20) e se posicionou ao redor do prédio bloqueando todos os acessos e impedindo a entrada de funcionários e deputados. O ato ocorreu horas antes da votação do projeto de lei que reestrutura o IPE Saúde.

Conforme o CPERS e os sindicatos que participam da Frente dos Servidores Públicos, a intenção é "impedir que o PLC 259, que penaliza brutalmente os servidores, principalmente os que recebem os menores salários e os aposentados, seja votado hoje" na Assembleia. A sessão, marcada para iniciar às 14 horas.

Servidores bloqueiam entrada da Assembleia antes de votação de projeto do IPE Saúde
Servidores bloqueiam entrada da Assembleia antes de votação de projeto do IPE Saúde Foto: Cristiano Guerra/AL

Nas redes sociais, o presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin (MDB) criticou a mobilização dos servidores e pediu a sensibilização dos manifestantes. “A obstrução do acesso ao Parlamento não combina com a democracia. Desde que o projeto de reestruturação do IPE chegou à Assembleia, um debate amplo e plural tem ocorrido, com espaço de fala para todos os atores do processo, sejam eles favoráveis ou contrários às medidas”.

Pelo Twitter, o governador Eduardo Leite também se manifestou sobre as manifestações, classificando-a como “espírito antidemocrático e de desrespeito ao povo gaúcho”:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual