Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul INVESTIMENTO NO ESTADO

Badesul vai reforçar investimentos na área da inovação

Em visita ao Grupo Sinos, Claudio Gastal, falou também sobre a indústria calçadista

Publicado em: 28.06.2023 às 12:16 Última atualização: 28.06.2023 às 14:46

Claudio Leite Gastal assumiu a presidência do Badesul este mês, e terá como prioridade na sua gestão uma aproximação ainda maior com as estratégias do governo do Estado, especialmente no que se refere aos investimentos em inovação.

Gastal em entrevista ao NH10, com Cláudio Brito | Jornal NH
Gastal em entrevista ao NH10, com Cláudio Brito Foto: JULIANA NUNES/GES-ESPECIAL

 "Essa é uma das coisas que vamos potencializar. Temos R$ 40 milhões financiados e vamos aprofundar o apoio na estratégia de inovação do Estado através da startups gaúchas. O Rio Grande do Sul tem uma rede acadêmica muito forte e temos que trazer a ciência para o PIB, isso ocorre por meio de empresas e startups. Vamos atuar de maneira transversal", disse o novo presidente da agência de fomento em visita ao Grupo Sinos nesta quarta-feira (28), que incluiu entrevista ao programa NH10, da ABC 103.3, com apresentação de Claudio Brito, e entrevista ao Jornal NH.

O Badesul atua por meio de fundos de investimentos e financia startups a partir de linhas de créditos e programas. Para Gastal, todas as áreas têm potencial para crescer em um ambiente inovador. Na região do Vale do Sinos, o destaque é para a indústria do calçado, que deve também ter a atenção do Badesul. 

 "A indústria é afetada com a inovação, na maneira de fabricar e mobilizar a cadeia de fornecedores. As startups vêm pensando nisso de maneira mais fluida, rápida e ágil. Por outro lado, todo mundo quer algo feito de maneira exclusiva e o sapato tem isso. São aplicativos e novos materiais que estão surgindo a todo momento. E aí entra também a sustentabilidade. A inovação envolve os produtos sustentáveis, um circuito fechado na economia para permitir o desenvolvimento. A indústria calçadista é um exemplo disso."

Outra característica da gestão de Gastal será a aproximação com as cidades menores. "O Badesul tem uma característica que surpreende, de como é bem visto e acarinhado, principalmente pelas pequenas e médias prefeituras. Já somos uma agência muito próxima e queremos aprofundar a descentralização ajudando em setores como infraestrutura, educação e saúde", afirma o presidente da agência de fomento do RS.

Juliana Nunes

Entre em contato com
Juliana Nunes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual