Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul LULA NO RS

"Coisa mais barata é cuidar do povo", presidente destaca prioridades e parceira entre governo federal, estadual e municipal em Viamão

Confira os principais pontos do discurso do presidente da República em entrega de unidades habitacionais

Publicado em: 30.06.2023 às 14:40 Última atualização: 30.06.2023 às 14:59

Em discurso durante a entrega de 446 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Viamão, na manhã desta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância de cuidar do povo brasileiro. "Eu sempre disse que governar nada mais é do que cuidar das pessoas", iniciou seu pronunciamento. 

Em diversos momentos, voltou-se ao governador Eduardo Leite e ao prefeito Nilton Magalhães e disse que o governo federal, o estadual e o municipal devem trabalhar em conjunto para cuidar do povo. "Eu cansei de viajar o mundo e dizer que o povo precisa estar no orçamento da cidade", relatou. 

Lula contou ainda que viveu uma boa parte da vida pagando aluguel e que a primeira casa que conseguiu comprar tinha 33 metros quadrados, onde vivia ele, a esposa, três filhos, a sogra e dois cachorros. "Eu sei que é difícil porque, às vezes, acomodar um fogão e uma geladeira é complicado. Às vezes, juntar gente para olhar futebol é complicado", relembra.

Depois, salientou como o programa Minha Casa, Minha Vida iniciou em 2009. O primeiro projeto apresentado ao presidente tinha a meta de construir 200 mil casas, o que achou muito pouco. O segundo, 500 mil, o que seguiu achando pouco. Então, chegou a meta de um milhão, número de cadastrados que conseguiu completar apenas no fim de dezembro de 2010. "Agora, nós queremos fazer 2 milhões de casas, e é pouco diante daquilo que vocês necessitam", disse. "A coisa mais barata é cuidar do povo".

Ele também falou especificamente sobre Viamão:

Em seu pronunciamento, Lula fez críticas ao governo anterior e citou sua conversa com o Papa Francisco, encontro que aconteceu em 21 de junho, sobre a criação de uma campanha contra desigualdade no mundo. "Tem uns que comem seis vezes por dia e outros que passam dias sem comer", contou. Além disso, falou sobre o projeto de ter escolas de turno integral no Brasil inteiro.


Publicidade
O presidente não comentou o resultado do julgamento que deixou Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos

Ministro da Secom, Paulo Pimenta, ministro das cidades, Jader Filho, governador Eduardo Leite e o prefeito de Viamão Nilton Magalhães também discursaram durante a entrega das unidades habitacionais. 

Veja um pouco do que aconteceu durante a visita

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual