Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RISCO DE TEMPO SEVERO

CICLONE: "Estamos muito preocupados", diz prefeita de Novo Hamburgo sobre risco de deslizamentos

Segundo Fatima Daudt, moradores do Kephas são orientados a deixarem suas casas nesta terça-feira (11); ela alerta ainda para risco de alagamentos em Lomba Grande e nos bairros Canudos e Santo Afonso

Publicado em: 10.07.2023 às 15:07

A prefeita de Novo Hamburgo Fatima Daudt (MDB) manifestou nesta segunda-feira (10), em reunião da Central de Operações do Plano de Contingência do Município, preocupação com o risco de deslizamentos na região do bairro Kephas. Ela alertou também para o risco de alagamentos em Lomba Grande e nos bairros Canudos e Santo Afonso. A previsão é que novo ciclone extratropical provoque muita chuva e vento até quarta-feira (12).


Central de Operações do Plano de Contingência de Novo Hamburgo teve reunião nesta manhã | Jornal NH
Central de Operações do Plano de Contingência de Novo Hamburgo teve reunião nesta manhã Foto: Lu Freitas/PMNH

O alerta de Fatima foi durante encontro com técnicos envolvidos no atendimento a desastres naturais em Novo Hamburgo. As equipes repassaram o plano de ação e revisaram os estoques de materiais que venham a ser necessários para auxiliar famílias atingidas. "Nossa mobilização foi retomada na semana passada depois do ciclone de junho e permanece com ações definidas em cada frente de trabalho", garante.


Publicidade
Segundo a prefeita, o principal ponto de atenção em Novo Hamburgo é com moradores do bairro Kephas, onde há risco de deslizamento de terra. "Estamos muito preocupados. Por isso, estamos orientando famílias a deixarem suas casas já a partir desta terça-feira e se dirigirem ao abrigo municipal", frisou a prefeita. As famílias podem procurar agentes da Prefeitura na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) Kephas, na Rua Arthur Momberger, número 1072.

A Prefeitura informa que regiões dos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande também preocupam, mas aí por risco de alagamento. Já há locais públicos preparados para atender eventuais desalojados.


Máquina faz limpeza no entorno da Casa de Bombas da Santo Afonso | Jornal NH
Máquina faz limpeza no entorno da Casa de Bombas da Santo Afonso Foto: Lu Freitas/PMNH

Também nesta segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Obras Públicas realiza a limpeza da parte hamburguense da bacia de acolhimento de águas na Casa de Bombas do bairro Santo Afonso. Uma escavadeira hidráulica está retirando o lixo retido por uma barreira em forma de boia. A expectativa é que sejam retirados cerca de 30 metros cúbicos de resíduos.

De acordo com a Prefeitura, "a Casa de Bombas vem operando normalmente e deu conta do bombeamento no evento climático de sexta-feira e sábado, não permitindo o transbordamento da bacia de acolhimento de água na Vila Palmeira. Isso também demonstra que a Casa de Bombas atende a volumes de chuva considerados dentro da normalidade".

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual