Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ASSISTA AO VÍDEO

PREVISÃO: Como duas poderosas áreas de alta pressão vão influenciar o tempo ainda em julho; entenda

Meteorologista Estael Sias explica os detalhes do tempo nos próximos dias; veja como fica

Publicado em: 16.07.2023 às 14:35

A previsão do tempo deve seguir surpreendendo os gaúchos nos próximos 15 dias. A tendência, de acordo com a MetSul Meteorologia, é de que o tempo fique firme nos próximos dez dias com muito sol.

No final do mês, por conta de um bloqueio atmosférico, que vai trazer aumento da chuva mais para a região do Prata e o Uruguai, pode chover com maior intensidade mais ao Sul do Estado gaúcho.


Meteorologista Estael Sias explica como atuarão duas áreas de alta pressão ainda em julho | Jornal NH
Meteorologista Estael Sias explica como atuarão duas áreas de alta pressão ainda em julho Foto: YouTube/MetSul Meteorologia

Segunda metade de julho 


Publicidade
No Sul do Brasil, a segunda metade de julho começa sob influência de uma massa de ar frio. Contudo, a meteorologista Estael Sias explica que entre os dias 16 e 17 ingressará um reforço de ar polar no Sul. Isso "tende a prolongar o período de temperatura baixa e fazer com que a terceira semana de julho seja mais fria do que a média na maior parte do Centro-Sul do País".

Já na última semana do mês, Sias projeta um "cenário sinótico muito interessante na América do Sul que deve levar a dias de temperatura muito alta no Sul do Brasil". Segundo ela, haverá duas poderosas áreas de alta pressão ao redor de 1040 hPa sobre o Atlântico Sul e o Pacífico Sul.

Como serão as altas pressões

"As altas pressões funcionam como duas “montanhas” no padrão de onda da longa da atmosfera e estão associadas ao avanço de massa de ar frio em direção ao equador. No vale, na região entre estas duas “montanhas”, vai estar ingressando ar quente".

Segundo Sias, por isso, "espera-se que após os dias 20 ou 21 ingresse ar mais quente no Sul do Brasil e na última semana do mês sejam registrados vários dias de temperatura alta, alguns muito quentes para esta época do ano com uma sequência atípica de dias de máximas altas para o mês de julho".

Juliana Flor

Entre em contato com
Juliana Flor

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual