Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul CRIMES NA WEB

DISCORD: Adolescentes obrigavam menina do RS a se automutilar por meio de ameaças na plataforma

Vítima foi encaminhada para exames físicos e psicológicos após a constatação da prática de autolesão

Publicado em: 21.07.2023 às 16:54 Última atualização: 24.07.2023 às 14:31

Uma menina de 12 anos foi resgatada em Gravataí pela Polícia Federal na noite de quinta-feira (20). De acordo com os policiais, ela sofria ameaças por meio da plataforma Discord, onde conversava com adolescentes suspeitos de praticar atos infracionais, como incitação à automutilação e abuso infantil.


Polícia Federal resgata menina que era vítima de criminosos pela plataforma Discord | Jornal NH
Polícia Federal resgata menina que era vítima de criminosos pela plataforma Discord Foto: Polícia Federal

A situação da vítima foi denunciada à Polícia pelo própria pai. 


Publicidade
Uma psiquiatra do Centro de Referência em Atendimento Infanto-juvenil (CRAI) acompanhou a ação policial e, em conversa com a adolescente, confirmou que ela praticava automutilação. Após a constatação, ela foi encaminhada para passar por exames físicos e psicológicos.

O notebook usado pela menina foi apreendido e será analisado durante as investigações.

Posicionamento da Discord

Procurada pela reportagem, o Discord declara que a empresa não se manifesta em casos específicos como o da prisão ocorrida em Gravataí. No entanto, a empresa relata que, de modo geral, tem cooperado com as ações que investigam grupos que praticam crimes dentro da plataforma.

Conforme o Discord, 99,9% dos usuários no Brasil nunca violaram as políticas da empresa e que, por meios próprios, ao longo dos últimos seis meses, a empresa já removeu cerca de 98% das comunidades no País onde encontraram materiais de abuso infantil.

"Discord está empenhada em cooperar com as agências de aplicação da lei no Brasil, enquanto trabalhamos para o objetivo comum de prevenir danos. Recentemente, nomeamos um representante para receber demandas judiciais relacionados à aplicação da lei no Brasil. Solicitações de aplicação da lei devem ser enviadas ao representante legal devidamente nomeado da Discord no Brasil, Licks Attorneys, em lert-discord@lickslegal.com. Discord continuará respondendo a processos legais no Brasil de acordo com suas obrigações legais.

Embora não possamos comentar sobre nenhuma investigação específica, até o momento, tomamos as seguintes medidas em relação a violações originadas no Brasil em nossa plataforma:

  • Nossa equipe forneceu informações cruciais que levaram à prisão de mais de 300 indivíduos vinculados a ataques planejados a escolas, impedindo que os ataques ocorressem em ação coordenada com autoridades públicas no Brasil.
  • Por meio de nossa atuação proativa no combate às ameaças à Segurança Infantil, 95% das ações contra os usuários foram tomadas antes de receber uma denúncia — isso está em linha com nosso compromisso de manter a plataforma mais segura no Brasil.
  • Isso inclui a remoção proativa de quase 98% dos servidores que hospedam CSAM (child safety abuse material) no Brasil nos últimos 6 meses.
  • Desde o início deste ano, removemos proativamente mais de 65 mil contas que traziam material nocivo para as comunidades brasileiras.

Enquanto continuamos a investir pesadamente em equipe especializada e tecnologia para detectar proativamente comportamentos nocivos, também contamos com moderadores e usuários do Discord para receber denúncias, que analisamos e investigamos de forma escalonada."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual