Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul VÍTIMA DA ENCHENTE

Erro no processo de identificação do IGP faz família de Muçum enterrar corpo de pessoa desconhecida

Sindicância foi instaurada pela Corregedoria do Instituto para apurar o caso

Publicado em: 15.09.2023 às 11:03 Última atualização: 15.09.2023 às 12:17

Uma vítima das chuvas excessivas que atingiu o Rio Grande do Sul foi enterrada por engano em Muçum, no Vale do Taquari. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) informou que "houve um erro no processo de identificação de 22 vítimas das enchentes na unidade em Porto Alegre" e que, após uma segunda reanálise para a confirmação dos resultados, foi encontrada "uma grave inconsistência no resultado de um dos laudos".


Cenário de destruição e mobilização no município de Muçum | Jornal NH
Cenário de destruição e mobilização no município de Muçum Foto: Gustavo Mansur/P. Piratini

O laudo de retificação não teria confirmado com exatidão a identidade do corpo, em função da baixa qualidade das imagens geradas na papiloscopia. As digitais estavam prejudicadas pela idade da pessoa e do tempo de exposição da água, de acordo com o IGP. 

O cadáver chegou a ser apresentado e reconhecido por um familiar na sexta-feira da semana passada, no dia 8 de setembro, quando foi liberado para o velório e o sepultamento. A vítima, então, foi levada de Porto Alegre para ser enterrada em Muçum. 

Em busca da confirmação da identidade da vítima e atendendo a solicitação da Polícia, o corpo foi exumado na segunda (11) para a realização de exames complementares, incluindo de DNA. 


Publicidade
O resultado saiu dois dias depois, na quarta-feira (13), quando comprovou o erro de identidade. Após, o cadáver foi entregue para a família correta, que também reside no Vale do Taquari. 

"Tão logo ocorreu a verificação da inconsistência, uma sindicância foi instaurada pela Corregedoria do Instituto para apurar o caso. Guiado pela transparência, o IGP lamenta o ocorrido e está à disposição para elucidar os fatos", informou o IGP.

Nadine Funck

Entre em contato com
Nadine Funck

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual