Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

CICLONE: RS deve ter rajadas de vento de até 80 km/h; saiba o que esperar nesta quarta-feira

MetSul alerta para agravamento de cheias, como no caso do Guaíba

Publicado em: 26.09.2023 às 21:09

Após uma terça-feira (26) com transtornos por causa da chuva intensa e temporais com rajadas de vento, muitos raios e queda de granizo, que causou estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, um ciclone extratropical se forma na costa Sul do Brasil nesta quarta-feira (27) e deixa os gaúchos em alerta, embora o fenômeno permaneça apenas em alto mar. 


Ciclone se forma na costa do Sul do Brasil nesta quarta-feira (26) | Jornal NH
Ciclone se forma na costa do Sul do Brasil nesta quarta-feira (26) Foto: MetSul Meteorologia

De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno trará vento forte no decorrer do dia do quadrante Sul para o Sul e o Leste gaúcho com rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h na costa, na Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre. No Litoral Norte gaúcho, ante a maior proximidade do centro do sistema, o vento pode ser mais intenso em alguns pontos.


Publicidade
Um centro de baixa pressão trouxe chuva excessiva desta terça-feira e causou alagamentos e inundações. Conforme a MetSul, os acumulados de 24 horas, contabilizados até o fim da tarde, registraram 111 mm em Morrinhos do Sul, 92 mm em Maquiné, 81 mm em Três Coroas e Gravataí, 69 mm em Sapucaia do Sul, 65 mm em Igrejinha, 64 mm em Canoas e 62 mm em Porto Alegre. O acúmulo de chuva fez com que Campo Bom emitisse alerta para que famílias deixassem as suas casas por causa do risco de enchente do Rio dos Sinos. Situação similar também aconteceu no Vale do Paranhana, onde famílias foram retiradas das suas residências em Taquara e Rolante

Na Capital, setembro chegou na manhã desta terça no maior volume de chuva registrado em um mês, com 413,8 mm até as 9 horas. Com isso, ultrapassou o recorde de 1941, quando as precipitações somaram 405,5 mm no mês de maio daquele ano. O mau tempo fez com que a Defesa Civil de Porto Alegre recomendasse que famílias deixem as suas casas em regiões de risco.

De acordo com os meteorologistas, o vento Sul que soprará por vezes forte no decorrer do dia vai elevar o Guaíba por efeito de represamento e não se afasta que a elevação seja acentuada. Na tarde, desta terça o nível da água era de 2,78 metros.

Mais chuva

Segundo a Metsul, a circulação de umidade do ciclone traz chuva nesta quarta ainda em pontos da Metade Leste gaúcha, como em Porto Alegre, mas que em muitas cidades se alterna com sol. Na Serra e Litoral Norte, tempo mais fechado e chuva forte em alguns locais ainda.

Na maior parte do estado, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens no decorrer desta quarta-feira com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica. Tempo estará mais aberto da tarde para a noite e no final do dia praticamente todo o estado estará com tempo firme.

Ubiratan Júnior

Entre em contato com
Ubiratan Júnior

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual