Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

TEMPORAL: Vale do Taquari pode ter enchente maior do que a de setembro neste fim de semana?

Projeção é que o nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela seguirá subindo até o começo deste domingo (19)

Publicado em: 18.11.2023 às 15:56 Última atualização: 18.11.2023 às 15:56

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, usou as redes sociais para pedir que todas as pessoas atingidas na enchente de setembro saíssem de casa neste sábado. "A previsão é que nós vamos ultrapassar a catástrofe de setembro".


Vale do Taquari viveu um desastre sem precedentes em setembro | Jornal NH
Vale do Taquari viveu um desastre sem precedentes em setembro Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Assim como a fala do prefeito, a MetSul Meteorologia alerta que a enchente prevista para este fim de semana pode ser uma das maiores da história. 

"Os mais recentes dados de chuva e de níveis dos rios Taquari e das Antas sugerem que a cheia será de grandes proporções com cotas históricas", avalia a MetSul.


Publicidade
A região será atingida por duas ondas de vazão. A primeira, é em consequência a chuva dos últimos dias. A segunda, será pela chuva das últimas horas.

Com o cenário, que já é crítico, a MetSul projeta que a cheia possa superar os 27 metros e seja maior que a registrada com o ciclone bomba de 2020. Assim, pode alcançar marcas parecidas com as da catástrofe de setembro deste ano.

O nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela seguirá subindo até o começo deste domingo (19). Em Estrela, o rio estava em 21,43 metros no no início da manhã deste sábado e chegou a 25,16 metros no começo da tarde.

Companhia Energética Rio das Antas alerta para vazões similares às de setembro

Também é o preocupante há um grande volume de água descendo da Serra pelo Rio das Antas. Em nota publicada na tarde deste sábado, a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) disse neste sábado o Rio das Antas apresenta vazões similares às registradas no dia 4 de setembro e que pode superá-las.

"Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a Ceran está monitorando e agindo de forma preventiva, junto às Defesas Civis dos municípios e de acordo com a Lei de Segurança de Barragens."

Segundo a Ceran, as barragens não apresentam qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento. "As condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento."

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual